O Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro resgatou, na tarde desta terça (31), um mico-estrela que se escondeu no depósito de um supermercado na rua Haddock Lobo na altura do número 5 no Estácio na zona norte do Rio. Segundo clientes do mercado, o animal, que anda pela fiação elétrica do bairro, teria aproveitado que a porta do depósito de entregas estava aberta e entrou no local, atraído pelas frutas do estoque.
Os funcionários do supermercado, ao encontrarem o mico na área de armazenamento, ficaram preocupados e ligaram para a Central 193. Os bombeiros do quartel do Centro chegaram ao local às 16h30 e, após localizarem o animal silvestre, tiveram muito cuidado ao resgatá-lo com o equipamento adequado e o colocaram em uma caixa. O mico-estrela está bem e foi levado para o quartel para, posteriormente, ser solto em uma área florestal.
A proliferação dos saguis pela cidade tem sido uma causa de preocupação para muitos ambientalistas e pela prefeitura. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio, vêm sendo registrados vários casos de animais silvestres resgatados pela cidade, bem como de morte de micos-estrela eletrocutados ou atropelados.
A Prefeitura do Rio orienta a população a acionar os agentes ambientais por meio da Central 1746, caso flagrem animais silvestres em área urbana na cidade do Rio ou em qualquer situação de risco fora do seu habitat para um resgate seguro. O manuseio não é aconselhável e muito menos tentar afugentá-los, pois pode agravar qualquer lesão que os animais apresentarem. A Central 1746 funciona 24 horas.