Prefeitura de Mesquita utiliza Saveiro para recolher o lixo no Alto Uruguai
Moradores reclamam que carro alugado está substituindo caminhão de lixo
Quase todos os dias pela manhã ou tarde temos o costume de retirar os nossos lixos e colocar em frente ao portão e, claro, esperar que o serviço especializado na coleta de lixo faça a retirada com um caminhão. Mas essa realidade é bem distante da vivenciada pelos moradores do bairro Alto Uruguai, em Mesquita, na Baixada Fluminense. De vez um veículo especializado na retirada dos materiais, a Prefeitura disponibilizou um carro para que seja feita o recolhimento de lixo.
Segundo os moradores da Rua José Dias Guimarães, um carro alugado pela prefeitura esta servindo como caminhão de coleta de lixo há praticamente três semanas, que foi flagrado na última segunda-feira (6). A dona de casa Marialva Celestina da Silva de 54 anos, ficou espantada com a situação.
"Me assustei quando eu vi esse carro catando lixo. É um veículo que não está apto para esse procedimento e pode causar risco para os trabalhadores e quem esta na rua, porque os entulhos não estão seguros dentro da caçamba. A prefeitura deveria usar o carro da forma certa! Gostaria muito de saber aonde foi parar o caminhão do lixo?", diz a moradora.
Procurada pela nossa equipe de reportagem, a Prefeitura de Mesquita disse que a "área é atendida por um compactador menor, devido ao difícil acesso" e o outro veículo "entrou em manutenção no sábado, dia 4 de janeiro, com previsão de retorno na segunda, dia 6." Segundo a nota, a Prefeitura disponibilizou uma picape para que a população não ficasse sem o serviço, pois os compactadores maiores não conseguem acessar a rua. Quanto ao tempo que isso vem acontecendo, a órgão descartou a afirmação dos moradores dizendo que "não procede a informação de que isso acontece há três semanas e nem de que se trata de um automóvel de outro setor da prefeitura."