TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Exoneração surpreende dirigentes do Centro de Pesquisa da Fundação Casa de Rui Barbosa

José Almino de Alencar foi um dos exonerados e falou sobre as novas nomeações que aconteceram sem aviso

Por Jonas Feliciano em 08/01/2020 às 22:10:30

Imagem: Reprodução do Facebook

Nesta quarta-feira (8), a coluna do jornalista Lauro Jardim informou que a Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, exonerou antigos dirigentes e, agora, sob o comando de Letícia Dornelles entra de vez na era Bolsonaro. Segundo Lauro, Letícia é apadrinhada política do deputado federal Marco Feliciano e já está na presidência da casa desde dezembro de 2018. Com a saída dos pesquisadores, ela assume completamente a gestão juntamente com os novos indicados pela Secretaria de Cultura.

Quem deixa os cargos de dirigentes do Centro de Pesquisa são a jornalista Joelle Rouchou, a ensaísta Flora Sussekind, o cientista político Charles Gomes, o diretor de pesquisa Antônio Lopes e o escritor José Almino de Alencar. Durante oito anos, no governo do ex-presidente Lula, José Almino foi presidente da casa. Em entrevista ao portal Eu,Rio!, ele falou sobre a decisão da Secretaria da Cultura.

"As novas nomeações aconteceram sem nenhuma justificativa. Inclusive, apenas os membros do Centro de Pesquisa foram exonerados. De fato, fomos surpreendidos pela publicação no Diário Oficial. Por isso, penso que é possível que haja a intenção de implantar ideias próprias desses novos representantes que assumirão as pesquisas. É nítido que o atual governo tem demonstrado uma carga de preconceito contra intelectuais e artistas", comentou José.

Almino ainda ressaltou a importância da Casa de Rui Barbosa, a sua história e o acervo literário e documental que a instituição preserva. Considerando-se menos pessimista que os outros colegas, ele também destacou que a casa deve continuar suas atividades, mas que o momento é de atenção.

"Não creio que a Fundação fechará suas portas. Isso é bem improvável, pois temos um importante acervo e pesquisadores altamente qualificados, capazes de continuar com o trabalho desenvolvido há anos. Também não tenho certeza se a nova presidência tem essa pretensão. Até o momento, a relação era amistosa. Assim como, não eram claras as intenções. Na verdade, ainda não sei como algumas pessoas assumiram determinados cargos. Hoje, a Casa Rui Barbosa foi tomada por ideólogos do governo", disse.

Até o fechamento desta matéria, a Fundação Casa de Rui Barbosa e a Secretaria de Cultura não haviam se pronunciado oficialmente sobre o assunto

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.