TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Galpão das Artes Urbanas da Comlurb terá exposição grátis sobre carnaval

Por André Uchôa em 10/01/2020 às 18:40:56

Figurinos, peças de teatro e carnaval, já utilizados estão sendo expostos no Galpão de Artes da Comlurb, que começou nesta sexta-feira (10) até 21 de fevereiro. A entrada é franca!

A Sala Contemporânea exibirá o “Reciclando o Carnaval”, do artista plástico Rick Barboza, montada a partir de figurinos de material reaproveitado de carnaval, alguns encontrados na Marquês de Sapucaí, de teatro e de espetáculos.

Já a Galeria 2 será usada pelo Vagalume O Verde, agremiação pautada pela sustentabilidade, para montar os figurinos e adereços do bloco criados a partir de materiais recicláveis. Tanto Rick quanto o Vagalume O Verde vão promover, em paralelo, até o fim da exposição, em 21 de fevereiro, uma agenda de oficinas no Galpão para ensinar como transformar lixo em arte.

A festa de lançamento contará com shows de pernalta Bruninho, do malabarista Gabriel Beda e da Drag Queen Victoria Titan vestida de Carmem Miranda. Somente no dia da abertura, alguns figurinos expostos por Rick Barboza poderão ser vestidos pelo público.

Rick Barboza é formado em artes plásticas na Espanha, onde também atuava como vitrinista e passou a desenvolver adereços de cena e figurinos. De volta ao Brasil, dedicou-se à criação e produção de adereços para programas de televisão, séries, comerciais e eventos, entre eles, Amor e Sexo e Filhos da Pátria, da TV Globo, além de trabalhar como assistente de arte.

Em “Reciclando o Carnaval”, Rick Barboza vai apresentar manequins com figurinos completos da Comissão de Frente da Estação Primeira de Mangueira e do espetáculo Live Circus 2013, além de peças de teatro e de carnaval de rua. A exposição traz ainda peças soltas como máscaras de papel e outros adereços recuperados do lixo na Sapucaí.

Já O Vagalume O Verde mantém parceria com o Galpão desde 2015, tanto ocupando o espaço para a montagem de seu Carnaval como promovendo as oficinas de reaproveitamento de materiais descartados, transformando-os em acessórios para o Carnaval. O bloco, que desfila todos os anos no Jardim Botânico, busca sensibilizar os foliões para as questões ambientais e promove a coleta seletiva de latinhas, garrafas e demais detritos produzidos durante o desfile, envolvendo no processo cooperativas de catadores e voluntários. O Vagalume O Verde ainda tenta neutralizar os impactos ambientais com o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica.

Serviço:

Abertura: 10 de janeiro de 2020, sexta-feira, 19 h

Visitação: 13 de janeiro até 21 de fevereiro

Segunda à sexta-feira, 9h às 17h

Galpão das Artes Urbanas Helio Pellegrino

Rua Padre Leonel Franca s/nº - Gávea (em frente ao Planetário)

Entrada grátis

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.