TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Idosos devem se cuidar mais no verão

Especialistas alertam sobre incidência do sol na pele dos mais velhos

Por André Uchôa em 11/01/2020 às 10:20:00

O verão chegou e com ele trouxe um alerta: o cuidado com a saúde. Nesta época do ano, em que a alta temperatura predomina durante toda estação, o calor excessivo traz preocupações e os cuidados com os idosos têm que ser redobrados.

Com o processo de envelhecimento, a saúde da pessoa idosa é mais sensível ao calor e as mudanças de temperaturas. É também nesta época que muitos deixam a alimentação de lado e com isso os casos de hipertermia, aumento da frequência cardíaca, queda de pressão e desidratação aumentam nos hospitais.

A pele tem uma função importante na defesa do corpo, pois é ela que regula a temperatura corporal, impede a perda de líquidos e protege de raios ultravioletas, mas ao longo dos anos essas características vão se perdendo para quem atinge a terceira idade.

“É recomendável escolher um filtro solar com proteção contra UVA e UVB com FPS igual ou maior que 30, como também cobrir a pele com roupas com proteção ultravioleta. E claro, podem abusar de acessórios como óculos de sol, chapéus com aba larga, e guarda sol”, afirma a dermatologista Nandara Paiva.

Segundo a especialista, é importante evitar se expor ao sol entre 10h e 16h, quando a radiação UVB é mais intensa, mas é importante mesmo é se hidratar bem o cabelo e todo corpo.

“É fundamental aliar a hidratação com a fotoproteção principalmente nos idosos. A hidratação inclui consumo constate de líquidos, além da aplicação de cremes corporais. Sobre o cabelo, no verão, é importante aumentar a frequência das lavagens com produtos pouco secativos. Tentar lavar os cabelos pela manhã para não dormir com o cabelo molhado”, lembra.

De acordo com a Geriatra Roberta França, é importante criar um ambiente confortável para a pessoa idosa. “É importante esclarecer que numa época tão quente é fundamental que o ambiente esteja arejado.”

Além disso, a especialista atenta a importância de ingerir água e sucos refrescantes. “Beber água é mandatário e os idosos não costumam sentir sede e cabe a família estimular o consumo, como água de coco e isotônicos, que são ótimas para esse verão intenso principalmente se for realizar atividade física.”

Outra dica é a água saborizada. “Muitos idosos não gostam mesmo de beber água. Então pegue uma jarra de vidro, coloque um litro de água e rodelas de frutas mais cítricas como laranja, limão, abacaxi, morango. Vale também folhas de manjericão ou hortelã. Feche e deixe na geladeira por 2 horas. Fica deliciosa e muito refrescante”, conta.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.