O Comitê Olímpico do Brasil (COB) apresentou seu planejamento para a Olimpíada de Tóquio, no Japão, que será realizada em 2020. De acordo com o projeto, a delegação brasileira deverá ter entre 250 atletas, que contarão com oito bases de apoio no Japão para auxiliar na adaptação.
O principal desafio da entidade é manter a bom desempenho da Rio 2016, quando foram conquistadas 19 medalhas. Na ocasião, o Brasil ficou em 12º lugar, melhor desempenho brasileiro da história em Olimpíadas.
Para o presidente do COB, Paulo Wanderley, luta para que a redução de gastos se transforme em uma preparação positiva para os competidores: "Estamos a dois anos dos Jogos Olímpicos, porém trabalhando muito para que nossos atletas encontrem todas as condições favoráveis para representar bem o país e lutar pelos melhores resultados. Todo o esforço que temos feito para reduzir custos, como revisão de contratos e redução de pessoal, é para ser revertido na melhoria de preparação das nossas equipes", afirmou o mandatário.
Meta será definida após Pan de 2019
Também participaram da apresentação o vice-presidente Marco La Porta, o diretor geral Rogério Sampaio e o diretor executivo de Esportes Jorge Bichara. Segundo Bichara, a meta para Tóquio 2020 será definida após os Jogos Pan-americanos de Lima, no Peru, e os Campeonatos Mundiais de 2019, eventos que permitirão uma análise detalhada do Brasil e dos possíveis adversários em cada modalidade.
O desejo da entidade é fazer com que o Brasil permaneça com medalhas em pelo menos 10 modalidades nos próximos Jogos Olímpicos. Em toda história da competição, somente a Grã-Bretanha conseguiu manter na Olimpíada seguinte (Rio 2016) o padrão de conquistas verificado quando sediou os Jogos (Londres 2012).
Entre as principais ações da área esportiva do COB para este ciclo estão o investimento em treinadores nacionais e estrangeiros de alto nível, ciências do esporte, compras de equipamentos esportivos e monitoramento de desempenho. O total de recursos investidos pelo COB em ações esportivas até momento em 2018 é de R$ 153.060.000,00.