Estão abertas as inscrições para diversos cursos gratuitos oferecidos pelo Centro de Formação Profissional e Transferência de Tecnologia para a Indústria do Vestuário José Pereira da Costa (Cevest) de Nova Friburgo. Ao todo, serão mais de 400 vagas disponíveis para cursos de capacitação em moda e arte. Ao longo da sua existência, o Cevest já capacitou mais de 20 mil profissionais para os diversos segmentos que compõem o polo de moda íntima local.
Para concorrer às vagas oferecidas para os cursos que se iniciarão a partir de ?10 de fevereiro, as inscrições deverão ser feitas até o próximo dia ?24 somente no site https://cevest.pmnf.rj.gov.br/. Os interessados que não conseguindo se inscrever, poderão se dirigir à sede do Cevest, que fica na Avenida Alberto Braune, 223 – 3º andar (antiga Rodoviária Leopoldina), ao lado da prefeitura. Para quem já tiver cadastro no sistema de pré-matrículas on-line, que conta atualmente com mais de 2.200 inscritos, a orientação é acessar o sistema e atualizar seus dados, incluindo a escolha dos cursos que deseja fazer em 2020.
Os critérios gerais para priorização na alocação das vagas são: pessoas beneficiárias do programa Bolsa Família; estar cadastrado em algum programa de assistência social; ser portador de necessidades especiais; estar desempregado; e ter filhos.
Os cursos
Para os já tradicionais cursos do Cevest, serão oferecidas 270 vagas para as novas turmas que se iniciarão em fevereiro, assim distribuídas: Costura Plana; Corte Industrial; Costura Íntima; Corte, Costura e Modelagem; Modelagem Infantil; Controle de Qualidade para Confecções; e Modelagem Fitness. Também estão abertas 135 vagas específicas para participação nos cursos do projeto Nova Friburgo Criativa, visando capacitar artesãos com o viés da sustentabilidade. As vagas estão distribuídas para os seguintes cursos e oficinas: Produção de Bonecas; Técnicas de Papietagem; Artesanato com Aparas; Produção de Bolsas e Ecobags; Bordados; Customização e Patch Apliquê (2 turmas); Papel e Fitas; e Técnica Indiana com cordas e retalhos.
Fonte: A Voz da Serra