TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Startup brasileira de tecnologia quer revolucionar meios de pagamentos, acesso e autenticação

Alinhada às diretrizes da nova LGPD, empresa pretende mudar experiência de identificação de pessoas

Por Portal Eu, Rio! em 02/02/2020 às 07:00:00

Fotos: Divulgação

Proporcionar uma experiência extremamente inovadora e conveniente para os brasileiros e elevar os parâmetros da identificação pessoal em todo território nacional formam os objetivos da Unike, startup da Blockpar - empresa brasileira de soluções tecnológicas -, que acaba de iniciar sua operação no País. Com soluções tecnológicas baseadas na identificação sem toque, a nova startup pretende revolucionar os segmentos de Pagamentos, Entretenimento, Saúde, Administradoras de Condomínios, Shoppings e Centros Comerciais, Varejo e Educação.

“A Unike nasceu porque percebemos que o uso de identificação sem toque tem grande potencial para gerar negócios nos próximos anos, seja trazendo maior conveniência para as pessoas na relação B2C (business to consumer) ou com inteligência de dados na relação B2B (business to business)”, comenta André Barretto, CEO da Unike. O executivo traz na bagagem mais de 20 anos de experiência na área de Tecnologia, sendo os últimos oito focado no mercado de pagamentos e identificação/autenticação através de biometrias (reconhecimento facial, vocal, etc) implementadas no mercado por empresas do grupo Blockpar.


A identificação sem toque é realizada por meio de uma tecnologia proprietária, desenvolvida pela Unike, que une dentre outras coisas o reconhecimento facial e o unike.PIP (PIP - Precise Indoor Positioning, tecnologia proprietária da Unike), posicionamento preciso em ambientes fechados, sem a necessidade de uma interação ativa do usuário. Quando se fala biometria, o reconhecimento facial pode ser feito por meio de câmeras distribuídas no local ou via câmeras dos celulares ou laptops integradas à plataforma desenvolvida pela Unike para o contratante da solução. Todas as soluções tecnológicas da Unike já estão capacitadas para implementação e operação de acordo com as regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), sancionada pelo governo federal e em vigor a partir de agosto de 2020.

O foco de atuação inicial da Unike será em 5 frentes:

unike.PAY: também conhecida como solução para “pagamentos invisíveis”, possibilita que as pessoas possam realizar pagamentos em geral sem o uso de dinheiro, cartões ou celular.

unike.FUN: solução tecnológica que permite a interação em eventos, desde a entrada até a saída do usuário, totalmente sem papel (ingresso) e/ou dispensando o uso de celulares (e-ticket).

unike.ID: solução de mobilidade sem atrito que simplifica acessos físicos com uma identificação única em estabelecimentos diversos (condomínios corporativos e residenciais, centros empresariais), sem a necessidade de identificar-se na recepção.

unike.SHOP: solução voltada para inteligência de dados. Identifica perfis de consumidores - anonimamente - que circulam em shoppings ou centros comerciais e proporciona dados para os estabelecimentos conhecerem melhor o perfil dos clientes e assim melhorar sua Gestão de Marketing.

unike.EDU: possibilita que a identificação e autentificação de estudantes seja feita, aperfeiçoando o relacionamento, físico e virtual, de instituições com seus alunos de forma transparente, como confirmação de presença em sala de aulas, provas e eventos, identificação e autenticação no EAD (ensino a distância) sem atrito.

“O brasileiro está acostumado com a identificação biométrica por impressão digital, que é a mais antiga e mais comum forma de encontrar. Apostamos na identificação sem toque como uma forma fluída e sem filas para que as pessoas possam realizar pagamentos e frequentar inúmeros lugares. A ideia da Unike é gradativamente tornar esse formato de identificação como algo normal do dia a dia das pessoas e das empresas”, completa Barretto.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.