As fortes chuvas que assolam o Estado do Rio de Janeiro nesta segunda (3), levou o município do Rio a entrar no Estágio de Atenção às 17h. O temporal atinge a Zona Oeste da cidade, além dos municípios da Baixada Fluminense.
Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, os núcleos de chuva estão atingindo intensamente o bairro de Campo Grande. Em 15 minutos já choveu 15,1 mm.
Na Av. Cesário de Melo um bolsão d'água, na altura da Estrada do Monteiro, afetou parcialmente o trânsito na localidade. A Prefeitura informou que uma equipe já foi acionada para atuar na região.
TRÂNSITO
Os motoristas estão encontrando dificuldade na volta pra casa. Por conta do temporal, o trânsito na Avenida Ayrton Senna sentido Linha Amarela está com retenções.
Na Radial Oeste, entre a Praça da Bandeira, há retenção no sentido Méier há retenções. Motoristas também encontram dificuldades na altura do Maracanã, no sentido Praça da Bandeira.
Já do Vão Central até a saída da Avenida Brasil, o trânsito encontra-se com lentidão como também em direção a Niterói na saída para Jansen de Melo.
Na Linha Vermelha, sentido Baixada, o trânsito também se encontra com retenções entre o Fundão e Galeão. No acesso a Via Dutra o motorista encontra congestionamento.
ENTENDA OS ESTÁGIOS
As cinco escalas do monitoramento de chuvas auxilia os agentes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros e, claro, toda população sobre os riscos que o temporal pode causar na cidade.
1. Normalidade - sem chuvas e velocidade do vento menor que 20km
2. Mobilização - sem chuvas, mas com previsões de pancadas, a partir do monitoramento.
3. Atenção - registros de chuvas entre 10,1 mm e 24,9 mm em 15 minutos
4. Alerta - chuva acumulada acima de 25 mm em 15 ou 60 minutos
5. Crise - agravamento ou prolongamento do temporal
Sendo assim, o Estágio de Atenção é o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já impactam o município, afetando a rotina de parte da população.
Antes, às 18h55, a cidade entrou em Estágio de Mobilização informando que poderia chover forte nas horas seguintes à mudança de estágio de mobilização.
RECOMENDAÇÕES DA PREFEITURA
A prefeitura recomenda que a população não se desloque pelas regiões mais afetadas pela chuva. Qualquer emergência é preciso ligar para os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).