A Guarda Municipal do Rio de Janeiro começou, na manhã dessa segunda (03), uma operação para auxiliar o trânsito na volta às aulas em vários bairros da cidade. Segundo a GM-RIO, 41 guardas do Grupamento Especial de Trânsito (GET) foram mobilizados para orientar e fiscalizar o trânsito nos locais de grande concentração de escolas.
"A operação hoje está sendo bem tranquila, porque tem escolas que retornam às aulas no dia 5 de fevereiro. Nossas equipes estão orientando os condutores, para que não fechem o cruzamento e evitem filas duplas no embarque e desembarque de alunos. Esperamos contar cada vez mais com a colaboração dos motoristas para não termos a necessidade de recorrer à penalidade da multa", disse a comandante da Guarda Municipal, inspetora geral Tatiana Mendes.
Os agentes foram posicionados em locais onde ficam 37 escolas que apresentam grande movimentação de veículos. As ruas priorizadas foram a Estrada Intendente Magalhães, em Campinho (próximo ao Colégio Pentágono), Rua São Clemente, em Botafogo (via de acesso aos Colégios Corcovado, Santo Inácio e Britânico), Rua Visconde e Silva, no Humaitá (Colégio Andrews), Rua São Francisco Xavier, na Tijuca (Colégios Militar e Pedro II) e Rua Araguaia, na Freguesia (Colégios Guarriga e Primus).
A GM-RIO faz as seguintes recomendações aos motoristas:
1. Procure chegar antes para evitar o fluxo de veículos.
2. Obedeça à fila indiana.
3. Não pare o carro em local indevido, como filas duplas.
4. Não ocupe calçadas, porque isso dificulta a passagem de pedestres.
5. Faça paradas rápidas no embarque e desembarque.
6. Oriente seus filhos sobre a travessia, recomendando o uso da faixa de pedestre.