TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Orcas foram vistas nas Ilhas Cagarras na última terça

Segundo especialistas, eram duas fêmeas e mediam cerca de cinco metros de comprimento

Por Bruno Saint' Clair em 27/07/2018 às 00:09:39

Orcas foram vistas nas Ilhas Cagarras (Foto: Augusto Machado/ Projeto Ilhas do Rio)

Biólogos do projeto Ilhas do Rio foram surpreendidos na última terça-feira (24), no Monumento Natural das Ilhas Cagarras, no Rio de Janeiro, por duas orcas fêmeas. Segundo os especialistas, os mamíferos eram de aproximadamente 5 metros de comprimento e estavam naquela região para se alimentarem.

Esses animais buscam águas mais frias e raramente são vistos na orla carioca, com mais registros na região de Cabo Frio e Arraial do Cabo, onde a temperatura e o aporte de nutrientes acabam atraindo essas visitas inusitadas. Além disso, para o biólogo marinho Augusto Machado, existe a hipótese das "amigas" estarem acompanhando as baleias Jubartes, pelo Oceano Atlântico. "Entre os meses de junho e novembro, as Jubartes realizam migração da Antártida para o Arquipélago de Abrolhos na Bahia passando por águas cariocas , em busca de águas mais quentes, onde irão gerar filhotes que servem de presas para as orcas", explicou.


Orcas foram vistas nas Ilhas Cagarras (Foto: Augusto Machado/ Projeto Ilhas do Rio)

Apesar de serem popularmente batizadas como "Baleias Assassinas", devido ao clássico que ganhou as telinhas em 1977, as orcas, são na verdade da família dos golfinhos e rotuladas pela grandeza da espécie. "Embora receba esse "apelido", não existem registros de ataque de orcas a seres humanos na natureza, tendo ocorrido apenas quando em cativeiro", finalizou o biólogo Augusto Machado.

O projeto Ilhas do Rio é patrocinado pela Petrobras e iniciou suas atividades em 2011, com mais de 300 voluntários capacitados, desenvolvendo pesquisas científicas no MoNa Cagarras, nas Ilhas Cagarras, a primeira Unidade de Conservação marinha de proteção integral do Rio de Janeiro. Já foram identificados mais de 7 mil aves marinhas, 200 espécies de peixes e 150 plantas nativas.

(Vídeo de Augusto Machado/ Projeto Ilhas do Rio)

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.