Os policiais da Delegacia do Consumidor (Decon) prenderam, nesta segunda (3), um homem que comercializava linha chilena em Marechal Hermes, na Zona Norte do Rio. Os agentes estavam fazendo uma ação na localidade, quando flagraram Jorge dos Santos Oliveira com uma sacola com rolos de linha chilena.
Os agentes questionaram Jorge, sobre o que estava levando na bolsa plástica e o suspeito confessou que iria entregar os rolos de linha a um cliente na estação de Marechal Hermes. A equipe da Decon foi também até uma loja de venda de pipas, onde encontrou mais rolos de linhas chilena, bem como uma quantidade expressiva de fogos de artifícios, que eram armazenados de forma perigosa e irregular.
O proprietário do local foi autuado e encaminhado ao Sistema Prisional por crime contra a ordem econômica e as relações de consumo.
PRÁTICA É PROIBIDA POR LEI
Desde julho de 2019 quem for flagrado comercializando, fabricando e até mesmo soltando pipa com materiais cortantes serão autuados conforme a lei n° 8478/19. Seja linha chilena ou cerol, a multa aplicado é entorno de R$ 342,11.
BRINCADEIRA QUE TIRA VIDAS
Neste ano, o motociclista Jairo Sena, de 42 anos, estava na Via Dutra, sentido Baixada Fluminense, quando foi surpreendido com a linha chilena em sua garganta. Já em 2019, Victor Baptista, de 27 anos, faleceu logo após ser atingido pelo produto cortante ao pilotar a sua moto na Linha Amarela.
A simples brincadeira pode tirar a vida de pessoas. Para coibir essa prática, o Disque Denuncia recebe ligações que auxiliem as autoridades policiais a coibir esses atos. Qualquer caso suspeito, a população deve fazer contato pelo 2253-1177