TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Chefe do 'Escritório do Crime' morre em troca de tiros com a PM da Bahia

Investigado pelo assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, miliciano homenageado na Alerj por Flávio Bolsonaro é acusado de chefiar atividades legais em Muzema e Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio

Por Portal Eu, Rio! em 09/02/2020 às 13:41:54

O ex-policial militar do Rio, Adriano Magalhães da Nóbrega, morreu ao trocar tiros com o Bope da Bahia. No esconderijo, foram encontradas três armas Foto SSP BA

Foragido da Justiça do Rio de Janeiro, o ex-capítão da Polícia Militar do Rio de Janeiro Adriano Magalhães da Nóbrega morreu na manhã deste domingo (9/2), em troca de tiros com tropas de elite da polícia da Bahia, que tentavam cumprir mandado de prisão contra Nóbrega. O ex-oficial é apontado por investigações da Polícia Civil e do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro como tendo envolvimento nas mortes da vereadora Marielle Franco e do motorista do mandato, Anderson Gomes. Nóbrega é investigado também por supostamente liderar o Escritório do Crime, grupo paramilitar que controla atividades ilegais, de extorsão a serviços clandestinos de TV a cabo, venda de gás e loteamentos irregulares, em Jacarepaguá, Rio das Pedras e Muzema, na Zona Oeste do Rio.

A nota oficial da Secretaria de Segurança Pública da Bahia informa que equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte, do Grupamento Aéreo (Graer) e da Superintendência de Inteligência (SI) da Secretaria da Segurança Pública localizaram, na manhã deste domingo (9), o foragido da Justiça do Rio de Janeiro, Adriano Magalhães da Nóbrega. Investigado por envolvimento na morte de Marielle Franco, em 2018, o ex-policial militar carioca estava escondido na cidade baiana de Esplanada. O criminoso passou a ser monitorado por equipes da SI da SSP da Bahia, após informações de que ele teria buscado esconderijo na Bahia. Nas primeiras horas da manhã ele foi localizado em um imóvel, na zona rural de Esplanada.

No momento do cumprimento do mandado de prisão ele resistiu com disparos de arma de fogo e terminou ferido. Ele chegou a ser socorrido para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos. Com o foragido foi encontrada uma pistola austríaca calibre 9mm. Vasculhando outros cantos da casa os policiais encontraram mais três armas.
"Procuramos sempre apoiar as polícias dos outros estados e, desta vez, priorizamos o caso por ser de relevância nacional. Buscamos efetuar a prisão, mas o procurado preferiu reagir atirando", comentou o secretário da Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa.

Legenda pela qual Marielle Franco se elegeu vereadora em 2016, com 46 mil votos, a quinta maior votação da capital fluminense, o PSOL divulgou nota informando que solicitará audiência ao secretário de Segurança Pública da Bahia, buscando esclarecer o incidente. A nota oficial destaca que o morto era peça-chave para a descoberta dos mandantes do assassinato da vereadora em março de 2018. Eis a íntegra da nota:

"Na manhã deste domingo ficamos sabendo pela imprensa que Adriano da Nóbrega, miliciano ligado a Flávio Bolsonaro e um dos chefes da milícia conhecida como Escritório do Crime, foi morto pela polícia na Bahia. Adriano estava foragido e era suspeito de envolvimento no assassinato de nossa companheira Marielle Franco e Anderson Gomes.

A Executiva Nacional do PSOL exige esclarecimentos sobre as circunstâncias da morte do miliciano e, através de sua Executiva Nacional, de sua direção regional Bahia e parlamentares, solicitará uma audiência com a Secretaria de Segurança Pública daquele estado para obter maiores informações, uma vez que Adriano da Nóbrega era peça chave para revelar os mandantes do assassinato de Marielle e Anderson. Avaliaremos medidas que envolvam autoridades nacionais. Seguimos exigindo respostas e transparência para pôr fim à impunidade.

Marielle e Anderson: presentes!

Executiva Nacional do PSOL
São Paulo, 9 de fevereiro de 2020

Fonte: Com site da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia e site do PSOL Nacional

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.