O Observatório de Favelas e o Data_labe estão com inscrições abertas até o próximo domingo (29/07) para a primeira turma da Agência de Narrativas de Periferias. As aulas iniciam no dia 7 de agosto e serão realizadas na sede do Observatório de Favelas, na Maré (Rua Teixeira Ribeiro, 535), nas terças, quartas e quintas, das 9h às 13h. O projeto vai selecionar 10 jovens com idades entre 17 e 24 anos, que sejam moradores de favelas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro para pensar e fazer jornalismo.
Serão dez meses de formação e produção, distribuídos em quatro módulos bimestrais que contará com profissionais e especialistas de referência que irão compartilhar experiências com os jovens. A primeira fase vai comtemplar conteúdo teórico e técnico e em cada um dos módulos os alunos irão produzir material multimídia como reportagens, vídeos, podcasts, infográficos, entre outros, que serão publicados numa plataforma que será criada. As pautas serão definidas em reuniões com os jovens e com as equipes do Observatório e do Data_labe, a partir de temas que tem a ver com a realidade e o cotidiano dos participantes e das organizações. Quem se encaixar no perfil pode se inscrever preenchendo o formulário aqui.
Para Gilberto Vieira, coordenador da Agência e cofundador do Data_labe, o mais importante nesse trabalho “é criar narrativas poderosas sobre os territórios populares, a partir das pessoas que vivem neles e criar outras referências e outras possibilidades de contar outras histórias sobre esses lugares, além de desconstruir esse discurso de vitimização. Mesmo entendendo que a favela é vítima de um Estado violento, racista, homofóbico, e de uma mídia que constrói uma imagem distorcida. É preciso transformar esses ambientes numa potência social, política e onde o jovem seja mais ativo e protagonista das histórias e incida mais sobre as políticas públicas”, conclui o pesquisador.
A Agência de Narrativas
A Agência de Narrativas das Periferias é uma escola de comunicação e jornalismo com foco na produção de narrativas inovadoras sobre as questões que envolvem os territórios populares e seus moradores. Essa iniciativa é uma realização do Observatório de Favelas em parceria com o Data_labe e tem o apoio da Ford Foundation – instituição internacional que financia programas de promoção da democracia e redução da pobreza. O projeto Agência de Narrativas surgiu a partir de uma parceria entre o Data_labe e o Observatório de Favelas em 2017.
O objetivo da Agência de Narrativas com o curso “é construir um modelo referencial de engajamento e participação juvenil a partir da elaboração de narrativas multimídia sobre territórios populares. E criar um repositório potente de canais de disputa política, estética e ideológica para esses tempos de crise institucional e de representação”, conclui Gilberto.