Com os fim das férias escolares, a Secretária Estadual de Agricultura e a Superintendência de Defesa Agropecuária vai voltar com o programa de capacitação de professores do ensino fundamental da área rural para que possa ser implantado o Projeto Educação Sanitária nas Escolas Rurais. De acordo com os órgãos envolvidos, por intermédio dos 27 Núcleos de Defesa Agropecuária distribuídos no estado, vai ser realizada a aplicação de material educativo sobre os temas como febre aftosa, raiva, brucelose, tuberculose, alimentos seguros, teníase, agrotóxicos e destino das embalagens.
O objetivo do programa é esclarecer sobre os principais aspectos socioeconômicos das doenças, seus sinais clínicos, transmissão, riscos, manejo na vacinação dos animais, prejuízos e prevenção. Além disso, também serão abordados assuntos como a higidez dos alimentos e a importância do uso correto dos agrotóxicos e o destino das embalagens em prol do meio ambiente e da saúde coletiva.
Ainda segundo a Secretaria, após a capacitação, os professores passarão a inserir os temas para os alunos nas disciplinas ministradas como ciências, português e arte. Todo material didático será disponibilizado pela pasta. Assim como, no final do ano letivo, alunos e professores receberão um certificado e os melhores trabalhos são premiados.
As escolas interessadas em participar da capacitação de professores, já podem fazer as inscrições. Para isso, devem procurar o Núcleo de Defesa Agropecuária, em seus respectivos municípios, ou a Coordenadoria de Educação Sanitária, na sede da Secretaria de Agricultura, em Niterói.