TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Incêndio em estabelecimentos de saúde é tema de evento no Cremerj

A prevalência de ocorrências, a prevenção e os procedimentos em casos de incêndios serão debatidos por especialistas

Por Jonas Feliciano em 13/02/2020 às 15:43:31

Imagem: CREMERJ

No próximo sábado (15), o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) vai promover o evento "Incêndios em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS): Estamos preparados?". O encontro contará com a presença do presidente da entidade, Sylvio Provenzano, e também do diretor-geral da Saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), o médico e coronel Roberto Miura.

Na ocasião, por meio de palestras, serão abordados temas relevantes como a prevalência de ocorrência de incêndios nas unidades de saúde no estado do Rio de Janeiro, as normas e recomendações para as edificações da área, a realização de uma evacuação segura em ambientes com pacientes complexos e o gerenciamento do estresse dos profissionais de saúde em eventos críticos.

Para a vice-presidente do Conselho, Célia Regina da Silva, o tema do encontro é de extrema importância e precisa ser pensado constantemente.

"A segurança dos pacientes, dos médicos e demais profissionais de saúde é uma preocupação do Cremerj. Ano passado, tivemos um caso de incêndio que resultou em uma tragédia e devemos estar sempre preparados. Debater o assunto é primordial para pensar em estratégias, prevenção e providências", destacou Célia.

De acordo com o diretor-geral da Saúde CBMERJ, coronel Roberto Miura, que também será um dos palestrantes do evento, dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostram que, dos 267 mil incêndios ocorridos por ano no Brasil, 1,2% foi em estabelecimentos de atenção à saúde.

"Não é um tipo de incêndio tão raro e é complexo, porque, apesar de ser um hospital, envolve múltiplas atividades econômicas no mesmo empreendimento, como hotelaria, restaurante e internação hospitalar. Em 2019, o Rio de Janeiro teve cerca de dez incêndios registrados, mas não teve muita repercussão. Isso acontece apenas quando há uma catástrofe. Os gestores devem entender que há uma responsabilização civil e criminal em casos de incêndio. Precisamos falar mais sobre este tema", afirmou Miura.

A seguir, confira a programação completa do evento:

9h15 às 9h45"Incêndios em estabelecimentos assistenciais de saúde: prevalência no Rio de Janeiro e aspectos relevantes"

Palestrante: Cel. BM Rogério Casemiro (Médico do CBMERJ e Membro do Colégio Brasileiro de Medicina de Desastre e Catástrofe)

09h45 às 10h30 - "Tipificação de edificações onde se localizam os principais hospitais do estado do Rio de Janeiro"

"Normas e recomendações para edificações onde funcionam estabelecimento assistenciais de saúde/Rotas de fuga"

"Ações desenvolvidas pelo CBMERJ para executar o controle e a prevenção de incêndios em EAS"

Palestrante: Major BM João Flavio Braz Machado (Analista de Projetos na Diretoria Geral de Serviços Técnicos e Engenheiro do Trabalho)

10h30 às 10h45 – Intervalo para o café


10h45 às 11h15"Gerenciamento do stress por profissionais da saúde em eventos críticos"

Palestrante: Cel. Elcio Carneiro Carvalho Junior (Chefe do Setor de Psiquiatra do Hospital Central Aristarcho Pessoa do CBMERJ)

11h15 às 11h45"Como realizar a evacuação segura em ambientes com pacientes críticos: UTI, Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico"

Palestrante: Cel. Roberto Kazumi Baldas Miura (Diretor Geral da Saúde do CBMERJ)

11h45 às 12h15 – Debate


Vale destacar que o evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas no site oficial do CREMERJ.






POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.