O Boavista empatou com o Volta Redonda, neste domingo (16), no estádio Elcyr Resende, em Bacaxá, pelo placar de 1 a 1. Com o resultado, o Verdão enfrenta o Flamengo na final da Taça Guanabara, no próximo sábado de Carnaval, no Maracanã. Os gols foram marcados por Caio Dantas, aos 13 minutos do primeiro tempo, e Marcelo, aos 35 da etapa final. O Verdão tinha a vantagem do empate pela melhor campanha, em relação ao adversário, na fase de grupos.
O Estádio de Bacaxá recebeu pela primeira vez o VAR no campeonato estadual, cumprindo regra atual de obrigatoriedade nas semifinais dos turnos. A partida não teve venda de bilhetes. O acesso das torcidas se deu pela troca de quilo de alimentos não perecíveis por ingressos. Pela melhor campanha na fase de grupos, o Boavista iniciou o confronto classificado para final da Taça Guanabara, porque o empate favorecia o mandante. Tendo o Volta Redonda a obrigação de buscar a vitória para classificação.
Aos 13 minutos, Tartá perdeu a primeira grande oportunidade de abrir o placar. Wellington Silva recebeu a bola e rolou para o meia, que chutou forte tente à trave. Logo em seguida, a resposta veio com o lateral-direito Oliveira, que cruzou na área e viu falhar a defesa adversária. Mas a bola foi por cima. O Boavista foi melhor no primeiro tempo bem disputado. Aos 29 minutos, o Verdão saiu na frente. Jean cobrou falta na área e a bola desviou em Caio Dantas e Oliveira. Porém o árbitro confirmou para o atacante.
Com o quinto gol, Caio Dantas se iguala na artilharia do Campeonato Carioca com Nenê, do Fluminense, João Carlos, do Volta Redonda e Matheus Barcelos, do Macaé. Título que o centroavante do Verdão pode até perder após a partida, se o árbitro rever a decisão e mudar a autoria do gol na súmula.
Marcelo empata de pênalti aos 35 minutos da etapa final
Com cinco minutos, no segundo tempo, João Vitor saiu após virar o joelho sozinho. Bernardo, meia muito conhecido, que jogou no Vasco, entrou no lugar do atacante. Aos 15, outra substituição do técnico Luizinho Vieira, saiu William Mineiro e entrou Douglas Lima. Bonamigo também substituiu Tartá por Thiago Mosquito, aos 21 minutos. Voltaço lutou até conseguir empatar a partida, num gol em cobrança de pênalti, aos 35 minutos. A jogada em que ocorreu a penalidade foi revisada pelo VAR. O árbitro Rodrigo Miranda tinha mandado o jogo seguir, marcando apenas escanteio.
Marcelo bateu forte no meio e o goleiro Klever chegou a tocar a bola com os pés, mesmo assim a rede balançou. 1 a 1 no placar raíz, ajustado manualmente no estádio. O gol do Volta Redonda foi uma recompensa ao novo posicionamento após as substituições. A equipe visitante passou a incomodar mais o adversário, movimentando-se melhor e chegando mais ao ataque. Houve muita disputa nos momentos finais da partida, porém o resultado foi mantido e é o Boavista quem vai para a final do turno.
FICHA TÉCNICA
BOAVISTA 1 X 1 VOLTA REDONDA
Gol: Caio Dantas (13/1T) para o Boavista e Marcelo (35/2T) para o Volta Redonda
Local: Estádio Elcyr Resende, em Saquarema (RJ)
Árbitro: Rodrigo Carvalhães de Miranda (RJ)
Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ) e Wallace Barros Santos (RJ)
Cartão Amarelo: Erick Flores (BOAVISTA); Pedrinho e Bernardo (V. REDONDA)
BOAVISTA: Klever, Wellington Silva, Douglas Pedroso, Elivelton e Jean; Fernando Bob, Jefferson Renan (Luis Siares), Erick Flores e Tartá (Thiago Mosquito); Michel (Vitor Faísca) e Caio Dantas. Técnico: Paulo Bonamigo
VOLTA REDONDA: Douglas, Oliveira, Heitor, Daniel e Luiz Paulo; Willian Mineiro (Douglas Lima), Bruno Barra, Wallisson (Saulo Mineiro) e Marcelo; Pedrinho e João Vitor (Bernardo). Técnico: Luizinho Vieira