O Flamengo empatou com o Independiente Del Valle por 2 a 2 no Estádio Atahualpa no nos 2850m de altitude de Quito no Equador pelo primeiro jogo da final da Recopa Sul-Americana na noite desta quarta-feira (19).
O time rubro-negro chegou a virar e foi prejudicado no final em marcação polêmica de pênalti. Para piorar, Bruno Henrique saiu machucado após marcar o primeiro gol e foi encaminhado direto para um hospital da região.
O Independiente abriu o placar aos 19 com Murillo em cobrança de falta que contou com a colaboração de Diego Alves que falhou em não conseguir pegar a bola que foi no lado em que o arqueiro estava.
O Flamengo chegou empatar aos 26 quando Arrascaeta lançou Bruno Henrique na velocidade e o atacante empurrou para o fundo das redes após arrancar e driblar o goleiro, mas em decisão controversa do VAR, foi marcado impedimento do camisa 27.
O time melhorou no começo do segundo tempo com a entrada de Vitinho no lugar de Diego. O camisa 10 tinha sido a opção de Jorge Jesus para o lugar de Gabriel Barbosa, suspenso após ser expulso na final da Libertadores, mas não conseguiu aproveitar a oportunidade.
Quando o Independiente tomou as rédeas da partida e ameaçava a meta de Diego Alves, que inclusive salvou a queima roupa um chute de Gabriel Torres, o Flamengo conseguiu chegar ao empate aos 21 novamente com Arrascaeta acionando Bruno Henrique na velocidade para marcar.
Desta vez não teve impedimento, mas teve preocupação já que o atacante acabou se chocando com o goleiro no lance e machucado saiu para a entrada de Pedro.
Sofrendo pressão do time equatoriano, o Flamengo teve outra baixa aos 38 quando o zagueiro Rodrigo Caio saiu machucado dando lugar a Thuler e deixando a torcida ainda mais preocupada.
Só que aos 41, Pedro em grande jogada de Everton Ribeiro recuperando uma bola pela direita da pequena área, deixou tudo igual escorando o cruzamento do camisa 7.
Mas a alegria durou pouco já que aos 44 os donos da casa deixaram tudo igual após o árbitro marcar um pênalti inexistente convertido por Pellerano no canto direito de Diego Alves.
Depois disso, após seis minutos de acréscimos, o Flamengo conseguiu segurar a pressão dos donos da casa e sair do Equador com o empate.
O segundo e decisivo duelo pela final da Recopa Sul-Americana acontece na próxima quarta-feira de cinzas, dia 26, às 21h30 no Maracanã.
FICHA TÉCNICA:
INDEPENDIENTE DEL VALLE-EQU 2 x 2 FLAMENGO
Local: estádio Atalhualpa, em Quito (Equador)
Data: 19 de fevereiro de 2020, quarta-feira
Horário: 22:30 (de Brasília)
Árbitro: Leodán González (URU)
Assistentes: Nicolas Taran (URU) e Richard Trinidad (URU)
VAR: Esteban Ostojich (URU)
Cartões amarelos: Caicedo, Pellereno e Guerrero (IDV); Gerson, Filipe Luis e Gustavo Henrique (FLA)
Gols:
INDEPENDIENTE DEL VALLE: Murillo, aos 19 minutos do 1º Tempo, e Pellerano, aos 43 minutos do 2º Tempo
FLAMENGO: Bruno Henrique, aos 20 minutos do 2º Tempo, e Pedro, aos 40 minutos do 2º Tempo
INDEPENDIENTE DEL VALLE: Pinos; Murillo, Schunke, Segovia e Caicedo; Franco, Faravelli (Mera) e Pellerano; Sanchez; Guerrero (Cabeza) e Torres (Preciado)
Técnico: Miguel Angel Ramírez
FLAMENGO: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio (Thuler), Gustavo Henrique e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Diego (Vitinho), Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique (Pedro)
Técnico: Jorge Jesus