Na noite desta terça-feira (25), o youtuber e comentarista da CBN, Tiago Belotti, anunciou o fim do seu canal "Meus 2 Centavos" e a saída da rádio CBN. No ar há cerca de sete anos e com mais de 200 mil seguidores, Tiago informou que a decisão é pessoal e por motivo de saúde. Vale destacar que, há alguns anos, ele luta contra a depressão. Por meio da conta oficial do M2C, no Facebook, o youtuber publicou um texto de despedida.
"Querida família M2C...
Há muito tempo deixei de postar conteúdo nesta página. Em breve ela será desligada, não tenho pretensões de continuar usando o Facebook para fins comerciais e pessoais. Escrevo para me despedir, pois seria deselegante simplesmente sumir sem deixar satisfações.
Infelizmente não sou mais comentarista da CBN. Foi uma decisão minha (só tenho elogios a fazer sobre a rádio e os excelentes profissionais que lá conheci). Tati, Fernando, Jana, vocês são ótimos, e farão falta na minha rotina.
Vocês já se pegaram lendo 40 páginas de um livro, só para perceberem que não registraram uma palavra sequer? Estou assim com os filmes, tudo ao que assisto vira um borrão. Sendo assim, lamento que o canal chegou ao fim", escreveu.
No mesmo post, Belloti ainda contou sobre seus problemas psquiátricos, pediu desculpas a audiência e afirmou que a despedida não se tratava de uma carta suicida.
"Luto contra a depressão há décadas, mas nunca atravessei uma crise como esta. Vai passar? Talvez, mas (além da minha bioquímica) há motivos externos em andamento que vão tirar a minha paz pelos próximos meses, talvez anos. Como bom ansioso, não vejo como volar a ser produtivo.
Deixarei o canal ativo por um tempo, pois pretendo ao menos gravar um vídeo de despedida. Mas não tenho mais condições de produzir esse tipo de conteúdo.
Há um momento na vida de todo deprimido onde ele simplesmente não se abate mais pelas coisas que deveriam preocupar um ser-humano. Tenho contas pra pagar, e agora estou oficialmente sem renda... e daí? Minha glicemia não baixa de 450... e daí? Estou jogando fora o que levei sete anos pra construir... e daí?
Eu poderia citar exemplos mais severos, mas eles seriam usados legalmente contra mim.
É uma sensação assustadora, mas ao mesmo tempo libertadora. Você se torna imune às facadas da vida. Lembram-se do Lieutenant Dan na tempestade gritando "it"s time for a showdown, you and me!"? É mais ou menos assim.
Peço desculpas pelo tom vitimizante. Sei que muita gente enfrenta uma vida muito pior. Minha intenção não é atrair pena (ODEIO esse sentimento), apenas quero explicar minha ausência, já que vocês me seguem há tanto tempo.
Alguns de vocês vão comemorar. Sei exatamente quem são ;) Aos demais, eu imploro que não me enviem mensagens de apoio. Já ouvi TODAS as abordagens, não servem para nada. Inclusive, já deixo os principais clichês abaixo para ninguém perder tempo:
1) Força Tiago!
2) Você não está sozinho.
3) Qualquer coisa, estou por aqui.
4) Torço para que você fique bem (tá bom Cláudia).
4) Eu também passei por uma situação horrível - inserir história - acredite, vai melhorar com o tempo.
5) Textos enormes filosofando sobre o significado da vida e da morte, do perigo da abordagem niilista, etc. São muito bem escritos, mas completamente inúteis.
6) Mude de psiquiatra - inserir recomendações -
7) Faça terapia - inserir recomendações -
8) Faça meditação, atividade física, etc.etc.etc. - inserir exemplos -
9) Conheço o melhor advogado do mundo, etc.
10) Pense nos seus filhos. Não posso elaborar por questões legais...
Este é um texto informativo, não é um pedido de ajuda. Também não é uma carta de suicídio (não faria de maneira tão chamativa e teatral). É um agradecimento a todos que me seguiram durante anos, e aos que abriram portas pra mim. Foi lindo enquanto durou. Um beijo", concluiu Tiago.
Apesar do anúncio, segundo Belotti, os conteúdos continuarão no ar por tempo indeterminado. Nos comentários, os fãs lamentaram a atitude do crítico de cinema.