Atual campeão da Libertadores da América, o Flamengo inicia sua caminhada ao enfrentar o Júnior de Barranquilla nesta quarta-feira (4), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Metropolitano, na Colômbia.
Fase de grupos, a equipe rubro-negra vem para seu primeiro jogo na competição sem Rafinha, Rodrigo Caio, Willian Arão e Bruno Henrique, quatro importantes peças no esquema tático de Jorge Jesus.
Porém, o Mister tem a equipe praticamente definida. Gustavo Henrique e Léo Pereira vão formar a dupla de zaga e Thiago Maia ocupará a vaga de Arão. As dúvidas são nas laterais, onde João Lucas é especialista mas tem pouca quilometragem. O treinador colou Berrío na posição nos treinos e no segundo tempo contra a Cabofriense, e ele é opção improvisado.
Na frente, Vitinho é o provável substituto de Bruno Henrique, pois vem subindo de produção a cada jogo. Michael, que vem sendo bastante elogiado pelo treinador, corre por fora.
Do lado da equipe colombiana, a missão é apagar a má campanha na Libertadores de 2019. Com cinco derrotas e apenas uma vitória, a equipe caiu na fase de grupos em último lugar na chave.
Os grandes destaques do Junior são os atacantes Miguel Borja, ex-Palmeiras e principal contratação para a temporada, e Téo Gutiérrez.
O Mais Querido, atual campeã, está no grupo A, ao lado do Barcelona de Guayaquil, Independiente del Valle, ambos do Equador, e do Júnior de Barranquilla, adversário desta noite.
Curiosidades
A fase de grupos da edição 2020 da Copa Libertadores, que será decidida no Maracanã em novembro, e o Flamengo é o protagonista natural e o time a ser batido.
Atual campeão, o clube carioca tenta o bicampeonato consecutivo, façanha só alcançada no Brasil por São Paulo e Santos, em 1992 e 1993 e 1962 e 1963, respectivamente.
O último bicampeão por dois anos seguidos, porem, é o Boca Juniors, que conquistou os títulos em 2000 e 2001.
Desde então, foram 18 campeões intercalados. Nesse período, o próprio Boca Júniors e o River Plate conquistaram a Libertadores duas vezes cada um, mas não de forma consecutiva.
E também o Internacional, em 2006 e 2010.
Outros brasileiros campeões nesse espaço de tempo foram Grêmio, Atlético-MG, Corinthians, Santos e São Paulo.
Dos 32 clubes que iniciam a fase de grupos da atual edição, 14 já ergueram a taça.
Desta forma, são 18 equipes em busca do título inédito. Pelo histórico recente, Boca e River são candidatos a destronar o Flamengo.
FICHA TÉCNICA
JÚNIOR-COL X FLAMENGO-BRA
Local: Estádio Roberto Meléndez, em Barranquilla (Colômbia)
Data: 04 de março de 2020
Horário: 21h30 (Brasília)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Auxiliares: Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN)
JÚNIOR DE BARRANQUILLA: Sebastián Viera, Fabián Viáfara, Jefferson Gómez, Germán Mera, Gabriel Fuentes; James Sánchez, Didier Moreno, Sherman Cárdenas, Freddy Hinestroza; Miguel Borja e Teófilo Gutiérrez
Técnico: Julio Comesaña
FLAMENGO: Diego Alves, João Lucas (Berrío), Gustavo Henrique, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, Gerson e Everton Ribeiro; Gabigol, Arrascaeta e Vitinho (Michael). Técnico: Jorge Jesus