Na manhã deste sábado (7), de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até às 11h, já foram vacinadas 13.920 pessoas. Mais de 370 pontos de vacinação funcionarão hoje até às 17h, incluindo as 233 unidades das clínicas da família, os centros municipais de saúde e 140 postos extras. A meta é vacinar 60 mil pessoas com idade entre 6 meses e 59 anos.
Vale destacar que hoje é o Dia D de Vacinação Contra o Sarampo no Município do Rio. Todos os jovens e adultos com idade entre 15 e 29 anos, mesmo que estejam com a vacinação em dia, serão vacinados. As mulheres que estão amamentando e as puérperas, que estão na fase de até 45 dias após o parto, também são prioritárias, pois os bebês só podem ser vacinados a partir dos seis meses.
A secretaria ainda informou que o foco nesses grupos se justifica porque as maiores taxas de incidência de contaminação pela doença ocorrem justamente nas faixas etárias de 6 meses a 5 anos e de 15 a 29 anos. A vacina só é contraindicada para gestantes e para pessoas portadoras de doenças que enfraquecem a capacidade de defesa do organismo.
É importante relembrar que a campanha acontece na mesma semana em que a SMS atingiu a marca de meio milhão de pessoas vacinadas contra o sarampo na cidade. Segundo a SMS, desde o início do ano, já foram aplicadas 596.228 doses da vacina e o objetivo é atingir dois milhões de doses até dezembro de 2020.
Somente neste ano, o município do Rio já registrou 100 casos de sarampo, contra 114 registrados ao longo de 2019. Os interessados em tomar a vacina podem conferir a lista completa dos postos de vacinação no link: http://bit.ly/2VNODj8.