O Figueirense saiu na frente na disputa por vaga na quarta fase da Copa do Brasil. Com gol do zagueiro Alemão, aos 37 minutos do segundo tempo, o time catarinense venceu o Fluminense pelo placar de 1 a 0 e joga por um empate no partida de volta. O primeiro confronto aconteceu na noite desta quarta-feira (11) no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O confronto decisivo será na semana que vem, quinta-feira (19),
21h30, no Maracanã.
Não existe critério de desempate por gol fora e uma vitória simples em casa leva a decisão para os pênaltis. Antes disso, o Fluminense tem um clássico também no Estádio Mario Filho,
domingo, às 18h. O Tricolor enfrenta o Vasco pela terceira rodada da Taça Rio e almeja continuar como maior pontuador da competição para garantir presença na final do Campeonato Carioca.
Fluminense lento e previsível na primeira etapa
O Fluminense não fez um bom primeiro tempo no Orlando Scarpelli. O Figueirense se defendeu bem e levou mais perigo, porém não soube concluir bem. O time carioca ainda levou três amarelos nesta etapa e ficou correndo risco de ver um jogador expulso, pois os cartões foram aplicados para o lateral Gilberto, o volante Hudson e o atacante Marcos Paulo.
Equipe comandada por Odair Hellmann só assustou o Figueira nos acréscimos da etapa inicial, com uma cabeçada de Marcos Paulo, em ótima defesa de Sidão, é um chute forte de Nenê. Evanilson não teve oportunidade no ataque e ainda teve problemas na recomposição da bola, quase ajudando o adversário abrir o placar.
Alemão marca e da vitória ao Figueirense
Gilberto não voltou do intervalo. Além de amarelado, também sentiu. Igor Julião foi o substituto na lateral-direita. Márcio Coelho também mexeu logo no início do segundo tempo. Tirou o volante Elyezer, que também tinha cartão, e colocou o zagueiro Paulo Ricardo.
Aos 23 minutos, Fernando Pacheco chega para tentar mudar o ataque tricolor, que não vinha funcionando. Mas foi o Figueira que passou a chegar com mais ímpeto na área adversária. A torcida chegou a pedir um pênalti de Egidio em Pereira, porém a falta foi fora da área e o árbitro não viu.
Outra mudança no time catarinense foi aos 34, o meia Everton no lugar do volante Arouca. E tome Figueirense! Até que Alemão, abriu o placar aos 37 minutos. Foi justamente o jogador que entrou a alçar a bola na área e o zagueiro figueirense sumiu mais que Matheus Ferraz. 1 a 0 para os anfritriões.
O técnico catarinense ainda foi ousado, colocando mais um atacante, Everton Santos, no lugar do meia Marquinhos, apostando nos espaços que seriam criados pelo Flu ao tentar empatar. Ganso chegou a entrar antes, no lugar de Wellington Silva, que não rendeu na partida.
Ficha Técnica:
FIGUEIRENSE 1 X 0 FLUMINENSE
Gol: Alemão (37/2T)
Estádio: Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: QUARTA-FEIRA (11)
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Assistentes: Daniel Luis Marques (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
Cartão Amarelo: Gilberto, Hudson, Marcos Paulo, Wellington Silva e Egidio (FLU); Patrick e Elyeser (FIG)
FIGUEIRENSE
Sidão; Lucas, Alemão, Pereira e Brunetti; Arouca (Everton), Patrick, Elyeser (Paulo Ricardo) e Marquinhos (Everton Santos); Pedro Lucas e Diego Gonçalves.
Técnico: Márcio Coelho
FLUMINENSE
Muriel; Gilberto (Igor Julião), Nino, Matheus Ferraz e Egídio; Hudson, Yago e Nenê; Wellington Silva (Ganso), Evanilson e Marcos Paulo (Fernando Pacheco)
Técnico: Odair Hellmann