Trens, barcas, ônibus e metrô terão funcionamento restrito no Rio de Janeiro. A medida faz parte das ações promovidas pelo Governo do Estado para enfrentar a emergência do combate ao coronavírus. Decreto 46.973 de 16 de março determina a redução de 50% da capacidade de lotação desses modais.
A medida vale por 15 dias. O passe livre dos estudantes está suspenso pelo mesmo período.
O decreto também suspende o transporte de presos para audiência pública, a circulação de ônibus interestaduais vindos de locais cuja presença do coronavírus foi confirmada.
A restrição de atividades vai mais além. Reduz em 30% o horário de funcionamento de bares, lanchonetes, restaurantes e similares em shopping centers e estabelecimentos semelhantes.
Outras restrições de movimentação estabelecidas por Witzel envolvem operação aeroviária de origem de locais afetados pelo coronavírus, bem como a atracação de navios com a mesma origem.
Combate ao coronavírus
O Secretário de Transportes deverá baixar resoluções para o cumprimento das medidas determinadas pelo governador.
Os serviços ligados ao Transporte do Rio de Janeiro sofrem mudanças. O Detran-RJ reduziu e suspendeu serviços de registro de automóveis. O calendário de licenciamento de veículos 2020 também sofreu alterações. Para veículos com final de placa 0 a 2, seus proprietários poderão fazer a vistoria até 31 de maio; para os finais de placa 3 a 6, o limite será 30 de junho. Já os restantes, finais de placa de 7 a 9, o prazo vai até o dia 30 de agosto.