TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Coronavírus: Vigilância Sanitária suspende a castração de animais e reduz atendimentos nas unidades de zoonoses

Tratamento de esporotricose e cirurgias em risco de morte dos animais seguem normais

Por Portal Eu, Rio! em 20/03/2020 às 10:24:02

Foto: Edison Corrêa

Entre as ações de prevenção e combate ao coronavírus (Covid-19), a Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, reduziu serviços e suspendeu as cirurgias eletivas de animais, incluindo as castrações. As medidas atendem ao Decreto RIO 47.246, que estabelece iniciativas para o enfrentamento da pandemia, como evitar aglomerações. Juntos, o Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (IJV, em São Cristóvão) e o Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho (CCZ, em Santa Cruz) fazem até 2.500 castrações por mês e recebem mais de 500 usuários por dia. O tratamento de esporotricose (zoonose transmitida ao homem por animais, principalmente, gatos) segue normal nas duas unidades, mas na clínica médica foi adotado o sistema de triagem, com prioridade para as cirurgias de casos de risco de morte do animal.

Para conter o excesso do público que todos os dias procura as duas unidades, a Vigilância Sanitária precisou adotar outras ações. A entrada foi restringida a menores de 12 anos e a oferta de serviços foi reduzida para um animal por pessoa, incluindo tutores, com a recomendação que, preferencialmente, não sejam idosos. O controle é feito nos portões. Eles ficam fechados e só são abertos com a liberação de acesso para o atendimento, feito por 20 senhas diárias. Os serviços de remoção de animais de grande e médio porte em vias públicas e de carcaças de morcegos, micos e macacos continuam normais, assim como o atendimento a demandas recebidas na Central 1746.

Confira outras mudanças adotadas no CCZ e no IJV:

CASTRAÇÃO

- As cirurgias de castração estão suspensas até 13 de abril;

- O número de senhas para o agendamento de castrações e remarcações dessas cirurgias foi reduzido de 90 para 20 por dia, com marcações de datas a partir de 20 de maio.

CLÍNICA MÉDICA

- Atendimento apenas de emergências, e por triagem.

CLÍNICA DE ESPOROTRICOSE

- Tratamento normal, com itraconazol em estoque para os próximos 90 dias.

CIRURGIAS AGENDADAS

- As remarcações das cirurgias são para datas a partir de 20 de maio.

ATENDIMENTO 1746

- Continuam normais os serviços de remoção de animais de grande e médio porte em vias públicas e de carcaças de morcegos, macacos e micos;

- Os atendimentos a animais agressores e investigações caninas para leishmaniose são avaliados caso a caso.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.