TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Brasileiros lançam podcast para deficientes auditivos

Introvertendo passa a ser disponibilizado em Libras por inteligência artificial

Por Portal Eu, Rio! em 22/03/2020 às 07:00:00

Time do Introvertendo. Foto: Divulgação.

O Introvertendo, principal podcast sobre autismo do Brasil, desenvolvido pela Superplayer & Co e protagonizado por 10 autistas que compartilham seus desafios cotidianos, teve uma ideia um tanto quanto atípica: traduzir seu conteúdo para Libras. A ideia foi de Tiago Abreu, um dos fundadores do podcast: "O Introvertendo, ao ser um podcast de autismo feito por autistas, é um podcast pautado pela inclusão social. Neste sentido, nada mais emblemático que traduzir um podcast para Libras".


Podcasts são conteúdos essencialmente em áudio, logo não estão acessíveis para os deficientes auditivos. No entanto, o buraco é ainda mais embaixo. Segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, o Brasil tem hoje cerca de 10 milhões de deficientes auditivos, sendo que 80% dos surdos tem dificuldade de compreensão do Português. Isto porque a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua materna dos surdos no país, que muitas vezes não chegam a aprender o português, considerado um segundo idioma para eles. Desta forma, milhões de deficientes auditivos não tem acesso a praticamente nenhum conteúdo da internet, cuja disponibilidade seja exclusivamente no formato textual ou de áudio e vídeo.

A implementação desta ideia foi possível por meio da parceria com a startup brasileira Hand Talk. A Hand Talk utiliza inteligência artificial para traduzir conteúdos para Libras a partir de um avatar chamado Hugo, como no vídeo abaixo. A parceria entre as duas empresas surgiu quando a Superplayer & Co e a Hand Talk foram aceleradas globalmente pelo Google na sede da empresa em Mountain View.

Para acessar o conteúdo em Libras é necessário acessar o site do Introvertendo (introvertendo.com.br) e ativar o Hugo por meio da etiqueta com o símbolo de "Acessível em Libras" no canto esquerdo do site. Depois, é só acessar qualquer episódio a partir do 85 para poder consumi-lo em áudio, texto ou Libras.

"Podcast é uma ótima forma de contar histórias ou trazer diálogos que podem melhorar nossa vida, e é esta a razão pela qual gostaria que todos pudessem ter acesso a este tipo de conteúdo. Meu objetivo com esta ação é de influenciar outros podcasters e produtores de conteúdo da internet a também tornarem seus conteúdos acessíveis às pessoas com deficiência", comenta Tiago.

Assista: https://youtu.be/69PdoisbVNI

Sobre o Introvertendo

Criado em 2018, o Introvertendo é o maior podcast sobre autismo do Brasil e o primeiro no mundo a ser feito coletivamente e exclusivamente por múltiplas pessoas autistas. Atualmente, seu conteúdo envolve discussões sobre o transtorno nos contextos de saúde mental, cidadania e cultura, e também inclui participações de figuras importantes no ativismo do autismo no país.

Sobre a Superplayer & Co

A Superplayer & Co é líder em soluções corporativas de streaming de áudio no Brasil. Suas soluções contemplam o desenvolvimento e operação de plataformas de streaming de áudio, serviços de sonorização de estabelecimentos comerciais e a produção de podcasts. Fundada em 2011 em Porto Alegre, a empresa foi acelerada globalmente pelo Google na Califórnia e é parte do grupo Movile, empresa líder em serviços móveis na América Latina.

Sobre a Hand Talk

Fundada em 2012, a Hand Talk realiza a tradução digital e automática do português para a Libras, a Língua Brasileira de Sinais, por meio de inteligência artificial. Possui um plugin para tradução de sites e um aplicativo que funciona como um tradutor de bolso - premiado pela ONU como o Melhor Aplicativo Social do Mundo. Com a missão de quebrar barreiras entre surdos e ouvintes, a startup é comandada pelo Hugo, um simpático intérprete virtual.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.