TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Novo Coronavirus muda rotina dos Centros de Transfusão de Sangue da Baixada Fluminense

CTFs de Duque de Caxias e Nova Iguaçu/Nilópolis implementam ações de prevenção para estimular a manutenção das doações

Por Portal Eu, Rio! em 23/03/2020 às 19:29:03

Foto: Divulgação

Além da pandemia do novo coronavírus, um outro motivo de preocupação para as autoridades é a possível queda no estoque dos bancos de sangue. Devido às normativas de segurança implementadas pelo governo do estado do Rio de Janeiro para que a população se mantenha em isolamento social, os Centros de Transfusão de Sangue de Duque de Caxias e de Nova Iguaçu/Nilópolis vem operacionalizando de forma a manter os doadores voluntários confiantes de que todas as medidas preventivas estão sendo tomadas e os protocolos de higiene e de segurança sendo seguidos.

Ao chegar ao Centro de Transfusão de Sangue, o doador recebe uma máscara e, após a realização do cadastro e de uma triagem clínica, ocorrerá a doação. Antes de ser liberado, ele receberá um lanche e hidratação, além de algumas orientações importantes. O recomendado é que não pratique exercício físico no dia e que continue ingerindo líquido. Alguma dúvida, entrar em contato com o Centro de Transfusão de Sangue.

A diretora médica da instituição, Dra. Catarina Finkel, fala sobre a importância de se manter os estoques de sangue para toda a população: "A consciência de todos é fundamental, principalmente em momentos como estes que vivemos. Os enfermos, por exemplo, continuam precisando de doações e estamos preparados para receber os doadores da melhor e mais adequada maneira possível.", afirma a profissional.

De acordo com o médico David Uip, coordenador de Centro de Contingenciamento para o Coronavírus em São Paulo, "a grande questão de sangue é o problema que o indivíduo não está doando sangue com medo do pegar coronavírus. E não é isso, se existe um lugar protegido é o banco de sangue".

Medidas de segurança já foram tomadas pela clínica de Hemoterapia, a fim de precaver os doadores, como:

1- Orientação dos doadores para a lavagem das mãos com água e sabão e higienização com álcool em gel;

2- Distribuição de máscara para os doadores e orientação quanto à sua utilização;

3- Restrição de aglomeração de pessoas na recepção, tendo as cadeiras bloqueadas com distanciamento adequado de uma para outra.

4- Higienização constante e a todo momento, dos assentos, corrimão, maçanetas e outros elementos físicos do local.

Como e onde doar

Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente.

Importante evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e 12 horas para o caso de bebidas alcoólicas. Se estiver com sintomas de gripe ou resfriado, ou tiver tomado vacina recentemente, não deve doar temporariamente.

Para informações dos postos de coleta, a população deve consultar o @doacaodesangue, nas mídias sociais.

Serviço:

Clínica de Hemoterapia

Rua Almirante Teffé, nº 594 – Sobrado – Centro - Niterói – R.J.

Telefone: 2621-9100

Horário de Funcionamento: 07:00 às 16:30h.

Centro de Transfusão Sanguínea (CTS)

R. Barão de Tefé, Lote 26 - Quadra 59 - Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias, RJ

Centro de Transfusão de Nova Iguaçu/Nilópolis (CTN)

Rua Cirílo, 183 - Juscelino, Mesquita, RJ

Horário de Funcionamento: 7h30 às 12h

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.