Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Hoje não teve marmelada

Por conta do coronavírus, Dia Nacional do Circo fica sem festa

Diante de crise, sindicato da categoria envia carta pedindo ajuda à prefeitura e ao governo


Foto: Divulgação
No Dia Nacional do Circo, nada de marmelada no picadeiro. Por conta do Covid-19, pandemia que assola o mundo, e as medidas de segurança e isolamento social tomadas pelo governador Wilson Witzel, foram canceladas as apresentações circenses marcadas para esta sexta-feira (27), no Pátio Benjamin de Oliveira, na Praça Onze.

De acordo com o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (SATED-RJ), cerca de 17 circos estão com atividades interrompidas no Estado, incluindo 500 pessoas que vivem em traileres, ônibus e carretas e necessitam da renda de bilheteria para sobreviver. "Enviamos uma carta à prefeitura e ao governo, clamando por ajuda durante essa fase", anunciou Limachem Cherem, o palhaço "Cherem", contemporâneo do maior palhaço brasileiro, Carequinha, por 22 anos e diretor do SATED-RJ.

A pedagoga do Circo-Escola Benjamin de Oliveira, localizado em São João de Meriti, Erika Glória, fez coro ao panorama de crise e comentou sobre a situação momentânea de famílias circenses que dependem do dinheiro do público. "Para os artistas que vivem desse dinheiro da plateia, que se alimentam, que pagam suas contas, que sobrevivem com o que fazem no circo, têm sido muito difícil. Diversos espaços estão com as lonas arriadas e, portanto, famílias inteiras estão vivendo sem nada. Na verdade, sem até algo principal, o direito fundamental, que é a comida", revelou.

O governador Wilson Witzel já havia anunciado que o programa Mutirão Humanitário, em meio à pandemia do coronavírus, atingirá um milhão de famílias no Estado do Rio de Janeiro. Os beneficiados receberão uma cesta básica com alimentos e material de limpeza.

O critério de distribuição ficou dividido da seguinte forma: extrema pobreza, com rendimento per capita de até R$ 89; pobreza, com até R$ 168 de rendimento per capita; e baixa renda, abaixo de meio salário mínimo.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!