Uma vez que na pandemia do novo coronavírus as pessoas não podem ir a shows por causa da quarentena e os eventos presenciais terem sido cancelados, restou aos artistas – também confinados em suas casas – fazerem suas apresentações no meio virtual, ou seja, na internet. Em Niterói, a Secretaria das Culturas e a Fundação de Arte de Niterói (FAN) desenvolveram o projeto "Arte na Rede", que leva, através das redes sociais Cultura Niterói (Facebook e You tube) apresentações artísticas virtuais e de livre acesso ao público, que poderá assistir as produções gratuitamente em sua casa.
As apresentações começaram na última segunda-feira. Hoje teve pocket show de Pedro Victteri (voz e violão) e amanhã, às 11h, haverá vídeo de dança com Elizete Mascarenhas. Às 15h, está programada contação de história do livro "A menina que saiu da Ilha", por Ana Luiza França.
No domingo, dia 29, às 11h, vai ter circo, com a Cia Mala de Mão, com Eddie e a companheira Thalita; e às 15h, vai ter "Histórias da mitologia grega", com Juliano Antunes. No dia seguinte, segunda, às 15h, é a vez da Bia Bedran e sua contação de história. Na terça, 31, às 15h, vai ter oficina de encadernação teatral, com Anna Just. A programação continua na quarta, às 15h, com o músico Silvério Pontes e seu "Choro na varanda".
Segundo o presidente da Fundação de Arte de Niterói, André Diniz, "a proposta do Arte na Rede é minimizar a crise do setor artístico da cidade e levar entretenimento de qualidade para a população em quarentena. Em breve, anunciaremos mais medidas para o setor, mas enquanto isso, por favor, fiquem em casa", disse.
O projeto pretende selecionar até 45 propostas por mês, com um cachê de R$ 1.500 por apresentação - os mesmos valores do Projeto Arte na Rua, que foi temporariamente interrompido.
Os programas, com aproximadamente 50 minutos de duração, possuem diversas linguagens artísticas, como música, artes cênicas, dança, artes visuais, contação de histórias para crianças, literatura, oficinas, seminários, difusão de processos, entre outras. O projeto conta com a participação de artistas nascidos ou residentes na cidade de Niterói. Artistas de outros municípios do estado que comprovarem ter sua atuação ou desenvolvimento contínuo de trabalhos na cidade de Niterói, também podem participar.
Próximas atrações da semana:
28 de março, sábado
Horário: 11h
Eliza Mascarenhas – dança
Sobre a atividade: a consciência do corpo é o reconhecimento do conjunto das estruturas representativas , simbólicas e semióticas que servem de base à ação motora.
Ela pode ser usada por todos, independente de ser bailarino(a) e é indicado para todas as idades.
28 de março, sábado
Horário: 15h
Ana Luiza França – contação de histórias – livro "A menina que saiu da ilha"
Sinopse: história de uma menina que resolve ir além dos limites da ilha em que sempre viveu. Com sua mala mágica, ela se aventura em novos mundos e faz amizades diferentes. Uma narrativa de coragem e empoderamento para crianças de todas as idades.
29 de março, domingo
Horário: 11h
Cia Mala de Mão – apresentação teatral "Próxima Sessão" - circo
29 de março, domingo
Horário: 15h
Juliano Antunes – Histórias da mitologia grega – teatro | contação de histórias
Sobre a atividade: Histórias da Mitologia Grega vai entreter e divertir toda a família. Serão várias histórias contadas em episódios. Na primeira história, será narrada o início do mundo, "... e do Caos se fez a terra..." mãe de todas as coisas, e também de CHRONOS, o deus do tempo que a ajudará a livrar-se das imposições de Urano quanto a geração de seus filhos.
30 de março, segunda-feira
Horário: 15h
Bia Bedran – "Arte da cantar e contar histórias"
31 de março, terça-feira
Horário: 15h
Anna Just – oficina de encadernação artesanal – artes visuais
1 de abril, quarta-feira
Horário: 15h
Silvério Pontes – Choro na varanda – música