O Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) do Rio está seguindo as orientações das autoridades de saúde. A unidade separou seis alojamentos, com seis cama cada, para receber menores que apresentam sintomas do novo coronavírus. O espaço fica na NSE Gelso Amaral, na Ilha do Governador.
Constantemente os servidores do espaço utilizam termômetros de infravermelho para medir a temperatura dos adolescentes (semelhantes ao usados nos aeroportos). O diretor da unidade, Márcio Rocha, reforça que distribui álcool em gel para os servidores usarem sempre que necessário.
O resultado tem sido muito bom: até esta sexta-feira (27) não houve necessidade de realizar exames de testagem para o novo coronavírus. Nenhuma das unidades do Degase do estado tem casos confirmados da Covid-19 entre adolescentes ou servidores.
Visitas suspensas
De acordo com o Degase, as visitas de familiares estão suspensas. Neste período, será mantido o recebimento de documentação e demais pertences pessoais autorizados para os socioeducandos.
Todos os adolescentes que ingressarem no sistema serão recebidos de forma isolada e será realizada uma triagem inicial com equipe técnica de enfermagem, que estará de plantão 24 horas para analisar e acompanhar o estado de saúde dos jovens, com busca ativa para o coronavírus. Havendo casos positivos, os adolescentes serão encaminhados para a rede de saúde pública.
A quarentena dos ingressantes será de aproximadamente 14 dias (período de encubação) antes de serem encaminhados para outras unidades onde a medida socioeducativa será executada.