Em outra medida para conter o avanço do novo coronavírus, a Prefeitura de São João de Meriti deu início à operação Assepsia. A iniciativa, que começou na última sexta-feira (27), visa limpar e higienizar a cidade, reduzindo a possibilidade de propagação do vírus. Agentes da Vigilância Sanitária percorreram ruas do Centro pulverizando substâncias químicas nas principais vias do bairro.
No último sábado (28) foi a vez da equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos entrar em ação. Os funcionários lavaram com água, sabão e hipoclorito (agente químico), a Rua da Matriz, uma das principais e mais conhecidas vias da cidade, onde fica a tradicional Igreja da Matriz, local de grande circulação de pessoas. Além dela, os agentes lavaram a Rua Gessyr Gonçalves Fontes, conhecida como Rua dos Bancos.
Já neste domingo (29) os funcionários novamente começaram cedo a fazer a higienização. Desta vez, a feirinha do Centro foi completamente limpa, incluindo os acessos para a estação ferroviária Pavuna/São João de Meriti, outro ponto de grande circulação da cidade.
Ao longo da semana a operação Assepsia vai percorrer o município, sendo o bairro de Vilar dos Teles a próxima parada dos agentes. "É centro comercial importante, estamos fazendo essas áreas primeiro por serem de grande circulação, no decorrer dos dias vamos passando por outros locais da cidade, sempre em horários com menor impacto no trânsito", contou o secretário de obras do município, Joãozinho.
Graças ao trabalho que vem sendo executado pela prefeitura e o apoio da população, Meriti não registrou ainda nenhum caso confirmado da covid-19. Com a operação Assepsia e as medidas para conter aglomerações o vírus terá menos chances de se propagar na cidade.