A pandemia do coronavírus tem preocupado não somente os brasileiros, mas o mundo inteiro. Com o surto começando a atingir cadas vez mais pessoas no país, a população vem buscando adotar medidas de prevenção para conter o avanço do vírus. Os jogadores da seleção brasileira de vôlei, por exemplo, fizeram uma campanha na internet e os atletas que tinham barba grande rasparam para prevenir o contágio.
Segundo o médico Misael Nascimento, dermatologista especializado em cabelos e barbas da clínica Nutrindo Ideias, o cuidado com essas áreas do corpo são de extrema importância.
“Se você trabalha na área de saúde, ou em alguma outra profissão que ainda esteja saindo à rua como, policiais, bombeiros, entregadores, motoristas, porteiros e etc, o ideal é que os homens tirem a barba e as mulheres andem de cabelo preso, de preferência um coque bem firme”, explicou Misael.
Ainda de acordo com o dermatologista, o vírus pode ficar cerca de três horas nos fios do cabelo e da barba.
“O vírus do CONVID19 é muito resistente e pode durar até três horas no cabelo e na barba. Por isso, quem está infectado ou com suspeita de infecção, deve tirar a barba imediatamente e as mulheres devem lavar bem o cabelo, secar e prender”, alertou.
Ele também ressaltou que quem não é do grupo de risco, não está infectado e não está saindo de casa, basta manter a higiene em dia:
“Da mesma forma que lavamos as mãos com frequência, devemos lavar a barba, esfregando bastante com sabonete e o cabelo lavar normalmente com shampoo e condicionador. E, caso tenha que sair de casa, lavar o cabelo imediatamente quando chegar”, informou o especialista.
Misael releembrou que o cafuné também é uma forma de contágio. Por tal motivo, deve ser evitado.
“Devemos evitar o cafuné neste momento, pois a pessoa pode estar contaminada, não saber, fazer cafuné no outro, passar o vírus para o cabelo e o outro acabar se contaminando. É muito comum a pessoa passar a mão no cabelo e depois no rosto”, concluiu.