A Prefeitura do Rio de Janeiro está sem doses de vacina contra a gripe para atender a população carioca. O anúncio foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que informa que a vacinação será normalizada, na próxima terça (7), 807 mil pessoas já foram vacinadas na capital fluminense.
De acordo com os dados divulgados pela Secretaria municipal de Saúde do Rio de Janeiro, 786.516 pessoas foram vacinadas em dez dias de campanha. Cerca de 30% dos idosos ainda não estão protegidos contra a influenza. A SMS revelou que há falta de vacinas para o restante da população nos próximos dias.
Até 1º de abril, 662.971 idosos foram vacinados – 70% da meta de vacinação para pessoas acima de 60 anos. No ano passado, esta cobertura foi de 13,4%.
Os profissionais de saúde também compareceram aos postos para serem imunizados. A cobertura de médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem alcança 59,7%, com 123.545 doses. No mesmo período de 2019, este número foi de 4%, com 8.385 vacinados.
Reinício da vacinação
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou que retomará a vacinação na próxima terça-feira (7). Os pontos de atendimento serão as clínicas da família, os centros municipais de saúde e os postos pelo sistema drive-thru, em que não é preciso sair do carro para receber a dose.
Uma nova remessa de 265 mil doses está prevista para chegar neste sábado (4) e ser distribuída nos postos de vacinação.
A SMS divulgou também que 35 mil idosos foram vacinados em domicílio. A recomendação é para que os idosos entrem em contato com a coordenação de Atenção Primária da sua região para agendar a vacinação.
"É importante lembrar que todos serão vacinados, mas, por conta da alta demanda, está sendo realizado um cadastramento", diz a nota da Secretaria.