Em tempos de coronavírus, tudo está se reinventando. Como dizem alguns especialistas, depois da maior pandemia da história contemporânea, o mundo não vai ser mais o mesmo. Não à toa, desde o início do isolamento social, as relações pessoais sofreram algumas adaptações. E um bom exemplo disso tem sido a conexão entre o público e os artistas. Pelo mundo afora, as redes sociais são uma atração à parte quando o assunto é originalidade e comunicação.
Se por um lado, e por motivos óbvios, as aglomerações foram temporariamente canceladas, na contramão do distanciamento, a paixão entre os fãs e seus ídolos ganhou a tecnologia como aliada. Nos últimos dias, as "lives" se tornaram grandes ferramentas de interação e vêm reunindo milhares de pessoas interessadas nos conteúdos oferecidos por cantores, atores e tantos outros profissionais.
Além do entretenimento, ações beneficentes seguem protagonizarando as iniciativas. Na noite deste sábado (4), por exemplo, a dupla sertaneja Jorge & Matheus e o cantor Xand Avião viraram os campeões de audiência no Youtube e bateram recordes de arrecadação.
Sozinho, em três horas, Xand conseguiu mais de 457 toneladas de alimentos, 3 mil quentinhas, 1.500 cestas básicas, 40 mil frascos de álcool em gel, duas toneladas de ração e R$ 330 mil no "Qr Code", um aplicativo que permite doações em dinheiro. Já Jorge & Mateus bateram o recorde mundial de uma live. Em 4h30min , a dupla reuniu três milhões de pessoas e arrecadou cerca de 172 toneladas de alimentos, 10 mil frascos de álcool e 200 cursos para a área de saúde.
Vale destacar que, neste contexto, os festivais virtuais também ganharam espaço. Reunindo diversas manifestações culturais e nichos peculiares, eles se tornaram o vínculo que, mesmo de longe, tem aproximado as pessoas. Fotografia, música, pintura, gastronomia e humor entraram na lista dos temas abordados. O 'TamoJunto', 'Cantágio Musical', 'Lá de Casa' e o 'GE Festival' foram bons exemplos dos encontros online que já aconteceram, até o momento.