Depois de paralisadas por cinco meses, as obras do BRT Transbrasil vão ser retomadas pela Prefeitura do Rio de Janeiro. O anúncio foi dado nesta terça-feira, pelo prefeito Marcelo Crivella, que esteve no local. Quando concluído, o corredor para ônibus articulado, com 39 km de extensão, ligará o bairro de Deodoro, na Zona Oeste, ao Terminal Américo Fontenelle, atrás da Central do Brasil, no Centro.
A planta original, licitada em 2014, previa um trajeto um pouco menor, até o Caju, segundo a prefeitura. Crivella informou que conseguiu aprovar, junto ao Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal a alteração do projeto para estender a via expressa até o Centro, sem impactar no orçamento original, licitado em R$ 1,4 bilhão. Sendo R$ 1,3 bilhão do Ministério das Cidades, a cargo da Caixa Econômica Federal. O restante é oferecido como contrapartida do município. Até o momento, foram desembolsados R$ 950 milhões, restando R$ 450 milhões.
Já com 80% do projeto pronto, a obra tem previsão para ser concluída dentro de um ano e no período vai gerar dois mil empregos. A expectativa é de que entre dez e quinze dias os operários comecem a trabalhar.
"Hoje estamos retomando as obras do BRT Transbrasil, e esperamos nos próximos 12 meses concluí-la. Fizemos uma série de adaptações, mudamos algumas coisas que achávamos que estavam acima do preço e tivemos que economizar também, porque a crise é grande", afirmou o chefe do Executivo Municipal, acompanhado do secretário municipal de Infraestrutura e Habitação, Sebastião Bruno.
Além disso, três terminais rodoviários de ligação serão construídos: o de Deodoro, que se conecta à Transoeste e à Transolímpica; o do Trevo das Margaridas, para absorver quem vem da Baixada Fluminense pela Rodovia Presidente Dutra; e o do Trevo das Missões, que receberá o fluxo da Baixada pela Avenida Washington Luiz. O edital para as obras dos terminais será lançado em setembro pela prefeitura.
O terminal em Deodoro custará aproximadamente R$ 100 milhões, e os outros dois, R$ 50 milhões cada um. A Secretaria de Infraestrutura e Habitação já iniciou o estudo do projeto que, posteriormente, ampliará a Transbrasil com uma via que ligará Deodoro ao bairro de Santa Cruz., também na Zona Oeste.
Histórico – As obras foram iniciadas em 2015 e interrompidas em agosto de 2016. Em abril de 2017 foram retomadas, após a prefeitura pagar um reajuste no contrato no valor de R$ 115.171.402,03. Em março deste ano foram novamente paralisadas.
O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Pesada tem uma versão diferente da contada pela prefeitura sobre os trabalhos parados. De acordo com a entidade, o governo não repassou os recursos para o consórcio responsável pelo projeto, formado pelas empreiteiras Odebrecht, Queiroz Galvão e OAS. Desde novembro do ano passado até o final de março mais de 1.300 funcionários foram dispensados, só restando na obra cerca de 50 funcionários, responsáveis pela manutenção das máquinas.