O WhatsApp liberou um recurso que seus usuários aguardavam desde o último mês de maio: as chamadas de vídeo e voz em grupo. Com a novidade, até quatro pessoas podem participar de uma mesma conversa simultaneamente.
Até agora, apenas usuários da versão beta do aplicativo para Android poderiam chamar pessoas para participar de uma conversa coletiva. Usuários da versão convencional até poderiam participar, mas não poderiam convidar mais pessoas para um bate-papo. A partir de agora, usuários do Android e do iOS não terão mais restrições.
Os usuários devem ficar atentos: Existe uma limitação de no máximo quatro pessoas participando de uma conversa simultaneamente. Para iniciar uma chamada em grupo, é necessário abrir uma conversa com uma pessoa primeiro. Somente depois que ela aceitar, outros amigos podem ser incluídos na conversa. Para isso, basta dar um toque na tela, que irá exibir o ícone de inclusão. O botão aparecerá no canto superior direito da tela. Ao pressioná-lo, o usuário poderá adicionar outras duas pessoas no bate-papo. Para que ele apareça, é necessário dar um leve toque na tela.
Se o usuário começou uma conversa e não está achando o botão de adicionar outras pessoas, só resta esperar mais um pouco, mas não deve demorar muito para que isso chegue até o seu smartphone.
Opção anterior para chamadas de grupos
Antes da novidade, a única opção que possibilitava fazer chamada de vídeo em grupo no WhatsApp era com o aplicativo Booyah VideoChat, considerado pelos especialistas como ótima ferramenta. Com o Booyah VideoChat é possível fazer chamadas de vídeo individuais ou em grupo, sendo que ele suporta chamadas em HD, se a sua conexão permitir. Uma das vantagens do aplicativo é a participação de até 12 pessoas no grupo.
Outro atrativo é que o programa não exige qualquer tipo de registro para ser usado, nem mesmo é preciso fazer login para ter acesso às funcionalidades, pois, para isso, ele usa a integração com o WhatsApp, que é devidamente autorizada pelo dono do smartphone