Desde que foi liberada a utilização da telemedicina durante a pandemia do novo coronavírus (*), a ferramenta tem sido cada vez mais adotada por hospitais e médicos. "Entre outros benefícios, o atendimento por teleconsulta evita que pacientes precisem ir desnecessariamente ao Pronto-Socorro, correndo risco de se contaminar ou transmitir o vírus para outras pessoas, além de sobrecarregar o sistema de saúde", afirma a médica Mônica Rodrigues, gestora de equipe de pediatria da empresa Conexa Saúde. Em relação a crianças, os profissionais de pediatria têm percebido, durante o período de quarentena, com a paralisação da atividade escolar e manutenção dos pequenos em casa, o aumento de acidentes domésticos, como quedas. Nessas situações o médico pediatra pode avaliar a criança por meio de uma teleconsulta e orientar a família sobre os cuidados ou a necessidade de atendimento no Pronto-Socorro.
Mônica Rodrigues, médica
E como a teleconsulta é realizada na área da pediatria? Segundo Mônica, a teleconsulta sempre deve ser feita acompanhada de, pelo menos, um dos pais ou do adulto responsável pelo paciente, que saiba o que aconteceu com a criança. Os pacientes atendidos pela plataforma contam com um aplicativo que os coloca em contato com o médico pediatra por videoconferência no computador, celular ou tablet. "A interface por imagem é uma aliada muito importante porque permite ao médico pediatra ver e avaliar o estado geral da criança, verificar o tamanho de um corte, a situação de uma irritação na pele e muitos outros detalhes que não seriam possíveis, por exemplo, em uma ligação telefônica feita pelos pais, por mais minuciosas que fossem as informações", exemplifica.
Nesse período de pandemia e quarentena, muitos dos atendimentos da pediatria dos médicos da Conexa Saúde têm sido, como não poderia deixar de ser, sobre o novo coronavírus. "São dúvidas sobre a doença e avaliação de crianças que apresentam quadro de resfriado. Os pais temem uma eventual infecção pelo vírus", informa Mônica. Mas é importante ressaltar que a telemedicina também pode ser muito útil em cenários do dia a dia não relacionados à atual pandemia.
"Podemos utilizar a teleconsulta para acompanhar e tirar dúvidas dos pais sobre o desenvolvimento da criança, aleitamento materno, introdução alimentar, vacinas, além de fazer triagem para casos de urgência, emergência ou necessidade de uma consulta presencial", diz. Por exemplo, em uma teleconsulta o médico pediatra pode, ao identificar a necessidade, chamar uma ambulância para o atendimento e orientar os pais sobre as medidas a serem tomadas naquela situação. "Em um caso como esse, ganhamos um tempo precioso, que pode ser muito importante para o restabelecimento da criança", afirma.
Por meio da plataforma de telemedicina, o médico pediatra também pode prescrever receitas que são assinadas pelo profissional por meio de um certificado digital e enviadas para os pais por e-mail ou aplicativo de mensagens. Outro benefício muito importante é o prontuário eletrônico, que armazena com total segurança o histórico da criança. Ele pode ser acessado por qualquer especialista que preste atendimento por meio da plataforma.
(*) O Ministério da Saúde publicou portaria que autorizou o uso da telemedicina para atendimento de pacientes durante a emergência pelo novo coronavírus. O projeto de lei foi aprovado na Câmara dos Deputados (25 de março) e pelo Senado (31), seguindo para sanção presidencial.
Informações: (11) 99102-5488