Internos do Centro de Socioeducação Dom Bosco, unidade de internação para adolescentes na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio de Janeiro, fizeram uma rebelião na tarde de hoje (18). A Polícia Militar foi acionada.
Segundo a Secretaria estadual de Polícia Militar, homens do 17º BPM (Ilha do Governador) foram para o local e depois receberam reforços de outros batalhões da corporação. Ao menos 100 menores se amotinaram no telhado da unidade e jogaram eletrodomésticos na piscina da unidade, entre eles uma geladeira. Bombas de gás lacrimogêneo foram lançadas pelos policiais.
Foto do Leitor
Além de equipe do Grupamento de Ações Rápidas (GAR), policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar também foram acionados e estão no local.
O Centro de Socioeducação Dom Bosco é uma das unidades do Degase, órgão do Estado do RJ responsável pela execução das medidas socioeducativas, previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e aplicadas pelo Poder Judiciário a jovens em conflito com a lei.
Foto: Divulgação SindDegase
Nota do Degase
Em nota, o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) informou que o Grupamento de Ações Rápidas (GAR), da instituição, e o Batalhão de Choque entraram na unidade do Dom Bosco, na Ilha do Governador, por volta das 14h. Houve um foco de incêndio em um dos pontos da unidade e dois servidores, levemente feridos, foram levados ao hospital. Segundo o órgão, nenhum adolescente ficou machucado.
Foto: Divulgação/SindDegase
Colchões queimados, grades quebradas e portas arrancadas
O SindDegase, sindicato de servidores do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), divulgou que, além dos agentes feridos, colchões foram queimados, grades quebradas e portas arrancadas.
O sindicato também informou que os menores conseguiram tomar galerias da unidade após um conflito, que não se sabe como iniciou. O SindDegase divulgou que "alguns dos internos tentaram fugir pela parte de trás da unidade".