TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Como alternativa à crise no país, brasileiros buscam qualidade de vida em Portugal

Segundo o SEF, cerca de 85 mil brasileiros moram em terras lusitanas

Por Alessandra Pinheiro em 01/08/2018 às 23:39:30

Portugal tem sido escolha de brasileiros para morar fora do país

Deixar o país de origem e iniciar uma nova vida em um lugar desconhecido certamente não é fácil. Mas essa tem sido a solução para diversos brasileiros que buscam mais qualidade de vida, devido aos escândalos de corrupção no governo e os graves problemas sociais e econômicos do Brasil nos últimos anos. Um dos destinos mais procurados é Portugal. Segundo dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal (SEF), no último ano, a nacionalidade brasileira era representada por 85.426 mil pessoas, mantendo-se como a principal comunidade estrangeira residente no país europeu.

Com pouco mais de 10 milhões de habitantes - entre eles pessoas de diversas nacionalidades - Portugal oferece oportunidades de ingresso no país por meio de diferentes tipos de vistos. Os principais são os de estudantes; empreendedores; trabalhadores e aposentados. Outra informação desconhecida por muitas pessoas é a possibilidade de estadia no país por até 90 dias, sem necessidade de visto. Além do Brasil, outros países como Paraguai, Argentina, Canadá e México também possuem esse benefício.

Mas, por que morar em Portugal? Quem responde a questão é Agatha Bastos Nardino Pristo, uma brasileira que vive há cinco meses na cidade de Montijo, localizada no Distrito de Setúbal, próximo à famosa Lisboa. "É um país lindo, mas não é somente lindo, existe organização, segurança, educação e saúde, e por mais que existam sim as burocracias para usufruir, está disponível, e torna a nossa vida mais tranquila", analisa a jornalista de 23 anos, que viu a oportunidade surgir através de uma proposta de emprego recebida por seu marido. Na atual situação econômica de sua terra natal, a mudança foi a decisão mais sensata para o casal. "Vendemos tudo que tínhamos no Brasil e embarcamos nessa aventura", contou.

Portugal possui semelhanças com o Brasil. Tanto por suas belas praias, quanto pelo idioma, que é praticamente o mesmo, ou ainda o clima agradável de algumas regiões do país como em Lisboa ou Alentejo. Esses são alguns dos fatores que facilitam a adaptação de brasileiros. "Morando aqui eu me sinto no Brasil como ele deveria ser. Não tive um choque cultural ao chegar, me sinto bastante em casa. "?"bvio que Portugal tem problemas, mas percebo que existe consciência nas pessoas, pensamento de coletividade "seu problema é meu também". "Não são preocupações que consomem nossa energia como no Brasil", completa Agatha.


Ágatha e o marido fugiram dos problemas do Brasil e não se arrependem (Foto: Arquivo pessoal)

Mas, mudar-se para a terrinha requer muito planejamento. Principalmente quando o assunto é documentação, uma das etapas que mais necessita de cuidados. No consulado é exigida uma série de documentos para cada tipo de visto. Atualmente, com o crescimento migratório para o país, empresas se dedicam a prestar serviços de consultoria à brasileiros que desejam viver em Portugal. É o caso da start-up Portugal Fácil (www.portugalfacil.com.br), que objetiva auxiliar o imigrante nas exigências mais burocráticas.

Bruno Bastos é diretor de comunicação e sócio da empresa, ao lado do Vice-Presidente da Federação das Câmaras de Comércio Exterior do Brasil - FCCE, Cyro Portocarrero, e explica como a assessoria pode auxiliar no processo. "A consultoria, pessoal ou empresarial, seja ela na esfera econômica, jurídica, fiscal ou imobiliária, se dá por orientação, acompanhamento e execução dos serviços oferecidos pela empresa, os quais se dividem em três etapas principais: Exame personalizado inicial, que consiste em conhecer o cliente para moldar a melhor estratégia migratória e oferecer apenas os serviços relevantes; Consultoria para execução do serviço principal, por exemplo: obtenção da nacionalidade, visto ou autorização de residência; Recepção e suporte para adaptação à nova realidade, já em Portugal".

Segundo Bruno, desde o início do ano, cerca de 80 pessoas já procuraram a Portugal Fácil em busca de assessoria, muitas delas com o desejo de investir no país e se tornar de fato um cidadão português. "Comprar imóveis tem sido o investimento preferido dos nossos clientes, colocando o brasileiro no topo do ranking dos investimentos estrangeiros", aponta Bruno.

Para quem quer estudar mais sobre a cultura e cotidiano do país, o portal Euro Dicas (www.eurodicas.com.br/) fornece muitas informações em artigos sobre empregos, etapas de uma mudança, dicas do que fazer no país, entre outros. Saber antecipadamente o que irá encontrar do outro lado faz muita diferença.

Mais informações sobre vistos e documentação em https://www.sef.pt/pt/Pages/homepage.aspx

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.