Na noite da estreia do atacante Vitinho, contratação mais cara da história do Flamengo, brilhou a estrela de um prata da casa. Lincoln, de apenas 17 anos, entrou aos 31 minutos da etapa final no lugar de Fernando Uribe, e aos 50, deixou tudo igual na Arena do Grêmio. Com o empate, o Rubro-Negro depende de uma vitória simples no Maracanã, para avançar à semifinal da Copa do Brasil; igualdade no marcador leva a partida para os pênaltis. Lembrando que não há mais o critério de gol fora de casa.
O Grêmio foi melhor no primeiro tempo, criando mais que a equipe carioca. Finalizou 14 vezes, contra seis do Flamengo. O gol dos donos da casa saiu aos 37 minutos, em linda jogada de Léo Moura, que deixou Marlos Moreno para trás, tabelou com Ramiro e cruzou rasteiro para Luan, que de primeira, abriu o marcador.
Na etapa final, jogo totalmente diferente. O Grêmio não finalizou sequer uma vez. A pressão foi toda do Flamengo. E a insistência foi premiada na bacia das almas, aos 50 minutos, quando Renê tabelou com Everton Ribeiro, foi à linha de fundo e cruzou para Lincoln deixar tudo igual em Porto Alegre.
O jogo de volta, que decide quem fica com a vaga para a próxima fase da competição, está marcado para o dia 15 deste mês.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 1 FLAMENGO
Data e hora:01/08/2018 (quarta-feira), às 21h45 (Brasília)
Local:Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Público:40.075 pessoas (37.358 pagantes)
Renda:R$ 1.919.531,00
Árbitro:Raphael Claus (SP)
Auxiliares:Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Marcelo Van Gasse (SP)
Gols:Luan, aos 38 minutos do primeiro tempo (GRE); Lincoln, aos 48 minutos do segundo tempo (FLA)
GRÊMIO:Marcelo Grohe; Léo Moura (Léo Gomes), Geromel, Kannemann e M. Oliveira; Maicon, Cícero, Ramiro, Luan e Everton (Marinho); André (Jael)
Técnico:Renato Gaúcho
FLAMENGO: Diego Alves, Rodinei, Léo Duarte, Réver e Renê; Cuéllar, Diego e Lucas Paquetá; E. Ribeiro, Marlos Moreno (Vitinho) e Uribe (Lincoln)
Técnico:Maurício Barbieri