O segmento da beleza é muito particular e diferente de qualquer outro, não só pela prestação de serviço. Ele envolve vaidade, ego e competição. Muitos profissionais da área, extremamente talentosos e criativos, abrem suas empresas, mas se perdem no controle financeiro. Saber gerir suas contas, atrair novos clientes, calcular o valor real de seus serviços e cobrar corretamente as comissões de seus parceiros são itens fundamentais para o sucesso de qualquer estabelecimento. E para um momento de crise como esse sofrer o mínimo possível.
Segundo pesquisa do IBGE, 60% dessas empresas fecham suas portas logo nos primeiros anos, e a causa principal é a falta de gestão e informação para gerir os seus negócios. Não basta apenas ser um bom profissional, existem vários fatores importantes e fundamentais, antes de se abrir uma empresa, para se ter sucesso.
"Aprenda como implementar uma gestão mais eficiente, por meio do planejamento de ações estratégicas. Defina metas e objetivos a serem alcançados através de conceitos, princípios e técnicas de gestão que vão te ajudar a melhorar o atendimento, as vendas, as finanças e a qualidade do seu negócio", ensina Marcos Coraza, gestor e hairstyle no salão Gilberto Cabeleireiros, em São Paulo, há 40 anos.
"Conhecer conceitos, princípios e técnicas de gestão em marketing e finanças como controle de saldos, capital de giro, formação e conciliação de preços, divulgação e promoções poderão auxiliar na administração do seu empreendimento com mais eficiência", conclui o especialista.