Telescópio Hubble faz 30 anos com nova imagem impressionante
Equipamento capta novas e extraordinárias imagens de uma galáxia distante.
A imagem impressionante é de uma vasta região de formação estelar perto da Via Láctea, localizada a cerca de 163.000 anos-luz de distância da Terra. Ele mostra a nebulosa gigante NGC 2014,além da sua vizinha NGC 2020, que foram apelidadas de "Recife Cósmico" por se parecerem um mundo submarino.
O gigante telescópio Hubble foi enviado para a órbita baixa da Terra (uma órbita centrada na Terra com uma altitude de 2.000 km ou menos) em 1990. Sua missão é capturar imagens e dados de galáxias distantes, planetas e buracos negros supermassivos nas profundezas do nosso universo.
Ele forneceu aos cientistas 1,4 milhão de imagens inéditas, além de dados para mais de 17.000 artigos científicos, de acordo com a Agência Espacial Européia (ESA), que opera o telescópio com a NASA.
Hubble percorreu um longo caminho desde seus primeiros anos conturbados, quando sofreu com a visão embaçada devido a um espelho imperfeito, que não foi corrigido até uma missão de ônibus espacial em 1993.
O professor Gunther Hasinger, diretor de ciências da ESA, disse que ainda tem um papel vital: "O Telescópio Espacial Hubble moldou a imaginação de uma verdadeira geração inteira, inspirando não apenas cientistas, mas quase todo mundo".
Reduzir a idade do universo para 13,8 bilhões de anos é uma das muitas realizações do Hubble .
Ele também descobriu que o universo não está apenas expandindo, mas acelerando, uma descoberta que ganhou o Prêmio Nobel de 2011 em Física.