Um incêndio, iniciado por volta de 7h, atingiu o barracão da Unidos do Viradouro, campeã do Carnaval 2020 do Rio de Janeiro, na Cidade do Samba. O Quartel Central dos Bombeiros foi acionado às 08h20. Eles utilizaram um carro-pipa da guarnição para combater as chamas do terceiro e quarto andares do galpão. Cet-Rio e Polícia Militar também estiveram no local.
Foto: Divulgação/Centro de Operações Rio
A fumaça negra do incêndio pode ser vista por quem passava pela via Binário do Porto e ruas Rivadávia Corrêa e Gamboa. O fogo saía pelas janelas do galpão. Não houve feridos, segundo a escola, que ainda não calculou os prejuízos. No início do fogo, em uma alegoria, três pessoas encontravam-se no local: um segurança e dois colaboradores.
Foto: Divulgação/Centro de Operações Rio
VLT prejudicado
Devido ao incêndio, a Linha 1 do VLT está operando de Santos Dumont a Parada dos Navios, com previsão de liberação em breve. Após um acidente na saída da plataforma de Cordeiro da Graça, a Linha 2 voltou a operar em seu trecho completo, da Praça Quinze à Praia Formosa, às 9h30. A Linha 3 funciona normalmente.
Campeã do Carnaval 2020
A Unidos do Viradouro, campeã do carnaval 2020, levou para a Marquês do Sapucaí o enredo "Viradouro de Alma Lavada", assinado pelos carnavalescos Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon. Eles continuam na vermelha e branca de Niterói e para 2021 vão desenvolver o enredo "Não há tristeza que possa suportar tanta alegria", que vai destacar o sentimento dos cariocas que foram às ruas naquele em 1919 para celebrar o fim da pandemia da gripe espanhola.
Desfile da Viradouro no Carnaval/2020. Foto: Jorge Hely/Agência Eu, Rio!
No carnaval de 1992, a escola - apontada por especialistas como uma das favoritas - foi prejudicada por um incêndio em uma das alegorias durante o desfile na Marquês de Sapucaí.
Um incêndio atingiu o barracão da Unidos de Viradouro, na Cidade do Samba, na manhã desta quinta-feira, 30. O fogo teve início por volta das 7h da manhã, sendo contido pelo logo em seguida pelos batalhão de bombeiros. A escola ainda não calculou os prejuízos, mas já informou que não houve feridos. Raissa Machado, rainha de bateria da agremiação se pronunciou a respeito.
"Somos guerreiros", diz rainha de bateria
“Somos uma comunidade forte, perseverante e muito unida, que já vivenciou o fogo e não caímos. Somos guerreiros, já superamos muitas coisas e não desistimos nunca. Somos um chão forte que não foge à luta e podemos correr atrás dos prejuízos materiais", disse a rainha de bateria da Viradouro, Raissa Machado, sobre o incêndio.