Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Vila Kennedy recordista

Grande Rio teve mais de 500 tiroteios no mês de abril

Houve queda de 27% no número de disparos no mesmo período de 2019


Vila Kennedy foi recordista de tiroteios. Foto: Reprodução

Em abril, a plataforma Fogo Cruzado registrou 501 tiroteios/disparos de arma de fogo na região metropolitana do Rio. Em comparação com o mesmo período de 2019, quando houve 682 registros, a queda foi de 27%. Ao todo, 196 pessoas foram baleadas (97 morreram e 99 ficaram feridas), 1% a menos do que as 198 baleadas (sendo 89 mortas e 109 feridas) no ano anterior.

Do total de tiroteios mapeados este mês (501), em 160 deles – 32% – houve presença de agentes de segurança*. Já em abril de 2019, esse índice foi de 25%: dos 682 tiros no Grande Rio, em 168 deles houve presença de agentes. Apesar da queda no número de registros de tiroteios com participação dos agentes (5%), este ano, mesmo com as medidas de isolamento por conta da quarentena, houve um aumento de 7 pontos percentuais na proporção dos tiros com a participação de agentes das instituições de segurança pública.

Foto: Mauro Pimentel. Getty Images.

Veja mais alguns detalhes sobre a violência armada no Grande Rio em abril:

* Presença de Agentes: Situações em que são percebidas a presença de agentes de segurança durante o tiroteio/disparo. Exemplo: Operação, Ação, Assalto a agentes etc.

** Leste Metropolitano: região que concentra os municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, Cachoeira de Macacu e Tanguá.

*** Agentes de segurança incluem policiais civis, militares, federais, guardas municipais, agentes penitenciários, bombeiros e militares das forças armadas – na ativa, na reserva e reformados.

**** “Vítima de bala perdida”: a pessoa que não tinha nenhuma participação ou influência sobre o evento no qual houve disparo de arma de fogo, sendo, no entanto, atingida por projétil (ISP).


Veja mais em: https://fogocruzado.org.br/relatorio-grande-rio-abril-2020/

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!