TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Editora promove roda de conversa online para celebrar Dia Mundial da Língua Portuguesa

'Conectados pelo idioma' terá participação de intelectuais de diversos países do mundo

Por Portal Eu, Rio! em 05/05/2020 às 01:09:17

Escritora Isa Colli. Foto: Divulgação

O Dia Mundial da Língua Portuguesa será comemorado oficialmente pela primeira vez hoje (05). Como os encontros presenciais estão proibidos em todo o mundo devido à pandemia de Coronavírus, a editora Colli Books vai realizar a roda de conversa virtual "Conectados Pelo Idioma", com a participação de pessoas de vários países. O encontro, mediado pela escritora e jornalista Isa Colli, diretamente de Bruxelas, será transmitido ao vivo pelo YouTube, às 16h do Brasil (21h da Bélgica).

Do Brasil, participarão do debate a jornalista Cláudia Cataldi, que é imortal da Academia de Letras de Niterói e da Academia de Ciências, Letras e Artes de São Paulo; e a diretora da Escola Municipal Leonor Posada, Fatima Netto.

A live terá ainda a presença do cônsul-geral do Brasil em Bruxelas, José Humberto de Brito Cruz; do português Pedro Rupio, que é conselheiro das Comunidades Portuguesas e membro do Conselho Permanente; do poeta Marcos Viana (Holanda); além de professores de língua portuguesa no Canadá, Suíça e Bélgica.

"Mesmo diante da crise provocada pelo Coronavírus, não podemos deixar passar essa data tão importante em branco. Nossa ideia é mostrar a força da Língua Portuguesa no mundo e os exemplos positivos dessa integração entre os países que falam o idioma", afirma Isa Colli.

Sobre a data

O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi ratificado em 25 de novembro de 2019, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), na sequência de uma proposta apresentada por todos os países lusófonos e apoiada por mais 24 Estados. Há mais de uma década se celebrava o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) nesta data. Só agora, porém, veio a oficialização.

O português é falado por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes (3,7% da população mundial), sendo a língua oficial dos nove países-membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), além de Macau, bem como a língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, União Africana e o Mercosul.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.