A Casa Firjan aberta para o público, na rua Guilhermina Guinle, 211, em Botafogo/RJ, como um Centro de Inovação e Empreendedorismo, com programação de palestras, cursos, debates, elaboração de políticas públicas e uma agenda de atividades culturais, gratuita durante todo o mês de agosto e em todas as terças-feiras do ano.
O destaque, além da arquitetura, é a exposição “Transformação”, que convida os visitantes a entrar por um túnel e fazer um passeio pela história dos proeminentes industriais do país. Com atividades lúdicas e interativas, a mostra nos leva a refletir sobre o futuro e o poder da indústria de transformação.
O espaço abriga um patrimônio histórico do início do século XX, restaurado e um novo prédio de 10 mil m² contemporâneo, premiado pelas soluções de sustentabilidade, como sistema de reuso de água da chuva e tecnologia para aproveitamento da energia solar.
O imóvel restaurado, erguido em 1906 pela família Guinle, que tem seu sobrenome atrelado à industrialização do país, vai manter sua vocação histórica como um ambiente de encontros entre líderes de diversos segmentos do mercado e da sociedade, tendo uma atuação em modelo de “think tank“, sendo capaz de influenciar na elaboração de políticas públicas do estado e do país.
O empreendedor Marcelo Caldas, sócio-diretor da produtora 35MM, acredita que espaços, como a Casa Firjan, que promovam a discussão, debate e possibilidades de conexão entre público, empresários, produtores, clientes e agentes culturais, em um ambiente colaborativo, se faz necessário para o desenvolvimento da cadeia produtiva da economia no Rio de Janeiro.
Entrada é gratuita até o fim do mês
Com uma expectativa de receber 50 mil visitantes até dezembro deste ano, a visitação será gratuita durante o mês de agosto e em todas as terças-feiras do ano. O espaço oferece também laboratórios de tendências, fóruns empresariais, estúdio audiovisual, auditório, espaço para trabalho colaborativo, cinema ao ar livre, shows e agenda de visitas guiadas. O objetivo é refletir, criar e entregar soluções para os desafios da nova economia.
“A Firjan tem orgulho de entregar um legado para a população do estado do Rio e do país, contribuindo ativamente para os desafios da nova economia. Com mais de 190 anos de atuação, primeiro como SAIN (Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional) em 1827, a Firjan dá mais um passo em direção ao desenvolvimento da indústria, dialogando com passado, presente e futuro ao ampliar sua atuação de acordo com os novos caminhos do setor produtivo.”, afirma o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.
Gerente da Casa Firjan, Gabriel Pinto, ressalta a relevância do empreendimento como um espaço dedicado a acompanhar o ritmo cada vez mais acelerado das transformações na sociedade, marcadas por tecnologias disruptivas e novas formas de aprender, consumir e empreender.
Os cursos da Casa Firjan são voltados para novas competências da indústria e do mercado de trabalho. Fabricação digital, design de produto, branding, design thinking e gamificação estão entre os 30 novos cursos que integram o catálogo do local. Serão oferecidas, a partir de setembro, 1200 vagas em cursos de curta duração, sendo 250 bolsas de estudos, para alunos de baixa renda por meio de editais.
“Estamos muito felizes com a inauguração da Casa Firjan, onde poderão ser criadas propostas e soluções inovadoras para os desafios da nova economia do Rio de Janeiro. A Casa Firjan vai ser um importante núcleo de empreendedorismo e inovação, com cursos alinhados às novas exigências do mercado de trabalho e atividades culturais e também como um ambiente de debate e elaboração de políticas públicas”, afirma Luís Cláudio Souza Leão, presidente do Clube de Empreendedores do Rio de Janeiro.
(FOTO: Paula Johas / ASCOM FIRJAN)