TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Pesquisa mostra que 1,2 milhão de novos lares usaram comércio pela internet no primeiro trimestre de 2020

Vendas no e-commerce cresceram 48,3%, mas menos de 20% das empresas exploram as atividades digitais

Por Portal Eu, Rio! em 24/05/2020 às 10:20:27

Foto: Divulgação

A pandemia da Covid-19 e o isolamento social estão acelerando a transformação da economia mundial e os negócios das empresas e profissionais liberais. Com as portas fechadas, as vendas físicas sofreram drásticas quedas. Por outro lado, o comércio pela internet se consolidou como uma importante ferramenta de negócios e vai ser ampliada após o fim da Quarentena.

Os números comprovam o crescimento deste nicho de negócios: estudo feito pela Kantar mostra a entrada de 1,2 milhões de novos lares no comércio pela internet entre os meses de janeiro e março. Outro dado é que as vendas por este canal explodiram com as pessoas em casa, com crescimento de 48,3%. Ao mesmo tempo em que as vendas aumentam, o Brasil ainda tem um número pequeno, menos de 20%, de empresas e profissionais liberais com atividades digitais.

Para ajudar profissionais liberais e pequenos empresários a estruturarem seus negócios on-line neste novo momento da economia, que exige rapidez e eficiência, o especialista em negócios digitais Thiago Menegão, criou o projeto "Desafio 30 dias" (https://desafio.thiagomenegao.com.br/home-page1588879352739).

Implantar um negócio digital é o primeiro passo antes de se pensar em investimentos pesados para o inicio de um e-commerce. Com experiência em implantação de projetos em pequenas e médias empresas e multinacionais, Menegão se propõe a orientar empresários neste processo, que começa com o site próprio.

"Ao longo de 30 dias, as pessoas aprenderão, de forma fácil e prática, noções básicas sobre a importância do mercado digital para a sobrevivência dos negócios, processo para atração de novos clientes e conversão em vendas e, principalmente, como montar, colocar no ar e gerenciar o próprio site", explica.


"Desafio 30 Dias". Foto: Divulgação

Diariamente, a pessoa receberá uma instrução, um vídeo e uma tarefa simples como, por exemplo, cadastrar uma conta em um serviço na web, fazer uma pesquisa estratégica no Google, colocar seu negócio na internet, começar a divulgar e vender produtos e serviços. "O usuário poderá ver e rever o vídeo com um passo a passo, quantas vezes desejar."

Além das tarefas diárias, será oferecida orientação para que o empresário ou profissional liberal entre na rede com bom posicionamento de mercado, saiba analisar demanda (com base nas buscas no Google) e volume de buscas e pesquisa

Menegão conta que poucas empresas e profissionais liberais no Brasil estão prontos para conquistar mercado digital e realizar vendas com esta nova realidade. "O isolamento social imposto pela Covid-19 só acelerou este processo que era inevitável", afirma.


Menegão: "o isolamento social acelerou o processo de e-commerce". Foto: Divulgação

O alerta do especialista tem como base em dados recentes. A 41ª edição do Webshoppers, relatório sobre as vendas online do País elaborado semestralmente pela EbitNielsen - em parceria com a Elo, revela o impacto da quarentena nos negócios: da segunda quinzena de março até o fim de abril, houve crescimento de 48,3% nas vendas pela internet no Brasil. No consolidado de 2019, o comércio eletrônico ultrapassou a marca de R$ 60 bilhões em faturamento e atingiu 148 milhões de pedidos.

Menegão explica que a sobrevivência das empresas, independentemente de seu porte, está diretamente ligada ao mundo digital. "Os números mais recentes comprovam isso. É hora de as empresas e empreendedores olharem seus negócios no mundo digital de forma estratégica e até como fator de sobrevivência", ressalta. "As vendas físicas vão continuar existindo, mas com tamanho reduzido a partir de agora".

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.