TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

PRB confirma apoio à candidatura de Garotinho ao Governo do RJ

Esta semana, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella tinha anunciado que apoiaria Garotinho.

Por Anderson Madeira em 05/08/2018 às 12:47:09

Garotinho comemora apoio do PRB ao lado do senador Eduardo Lopes e do prefeito Marcelo Crivella(Foto: Ascom PRB)

O Partido Republicano Brasileiro (PRB) confirmou apoio à candidatura do ex-governador Anthony Garotinho (PRP) na corrida para o governo do Estado. O anúncio foi feito durante convenção da legenda, no Olaria  Atlético Clube, na Zona Norte do Rio. Esta semana, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, filiado à sigla, tinha anunciado que apoiaria Garotinho, após críticas do candidato do PSD a governador, deputado federal Índio da Costa, sobre reunião dele com pastores.

A convenção teve a presença de cerca de cinco mil pessoas, segundo os organizadores. O PRB conta com um senador – Eduardo Lopes, que tentará a reeleição este ano -, quatro deputados estaduais, um deputado federal e 55 vereadores, sendo um na capital fluminense. A decisão de apoiar Garotinho foi por aclamação e o próprio estava presente, assim como Crivella e Lopes. O PRB anunciou ainda que participará da aliança apenas na majoritária. Na eleição proporcional (escolha de deputados federais e estaduais), porém, ficará sozinha.  

Após receber o apoio, Garotinho agradeceu. Ao lado de Crivella, destacou a importância de se criar uma frente popular visando reverter a situação caótica em que o estado se encontra depois das últimas três administrações do MDB. Já o vice-presidente regional do PRB, Isaías Zavarise, citou a trajetória política de Garotinho. “Eu o conheço desde 1994, na primeira disputa dele ao Governo do Estado, contra Marcello Alencar. Garotinho é um cara que sempre lutou pelos mais necessitados”, lembrou o dirigente. 

Só resta saber o impacto que o apoio de Crivella terá na candidatura de Garotinho, dada a sua alta rejeição popular no comando da Prefeitura do Rio. O pré-candidato do PRP também está às voltas com problemas judiciais. No último dia 26, o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, da 15ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) determinou a inclusão do nome de Garotinho no cadastro de "condenados por ato de improbidade administrativa e por ato que implique inelegibilidade". 

Garotinho é acusado de desviar R$ 234 milhões da Secretaria de Estado de Saúde entre 2005 e 2006, quando a sua mulher, Rosinha Matheus, era governadora do Rio, e ele pré-candidato a presidente da República. Parte do dinheiro, segundo o Ministério Público Estadual, abasteceu a sua pré-campanha.

Na ocasião, Garotinho negou ter cometido qualquer ato de improbidade administrativa e afirmou que pela Lei da Ficha Limpa só fica inelegível quem é condenado por enriquecimento ilícito. O que não era o caso dele. 

Neste domingo, às 10h, o diretório regional do PRP promove convenção para homologar a candidatura de Garotinho a governador. Será na quadra da escola de samba São Clemente, na Avenida Presidente Vargas, 3.102,em frente à estação do metrô “Cidade Nova”.  Além do PRB, ele já tem o apoio do PROS, PPL e Patriota. 

POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.