A secretária municipal de Saúde do Rio, Beatriz Busch, participou mais uma vez da live do vereador Felipe Michel, pelo Instagram, e adiantou alguns detalhes do plano de reestruturação da cidade que será apresentado hoje (29), pelo prefeito Marcelo Crivella.
Segundo Beatriz, o plano foi dividido em seis fases, que serão reavaliadas a cada semana, podendo retroagir a qualquer momento.
"Não será rápido, mas já planejamos a reabertura da cidade. As atividades de lazer serão retomadas mais à frente, assim como as escolares".
A secretária disse que em abril havia 1.200 pessoas aguardando leito no município, e hoje este número não passa de cem, sendo que nenhuma demanda é para ambulatório.
Em relação às polêmicas envolvendo os clubes de futebol, ela esclareceu que a fisioterapia nunca foi proibida. Elogiou o protocolo apresentado pela Ferj e disse que as atividades com bola serão liberadas nos próximos dias.
A secretária também explicou a questão da contagem dos óbitos.
"Decidimos acrescentar ao nosso painel o número de sepultamentos confirmados e suspeitos de COVID, pois precisamos de dados diariamente. Quando essa informação vem dos cartórios, demora quinze dias para chegar a nós. Conforme os dados vão chegando dos cartórios, os números dos sepultamentos vão mudando".
Por fim, Beatriz pediu a colaboração da população, no sentido de evitar transporte público lotado, usar máscara e evitar aglomeração.