TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Na contramão da crise, empresas de construção civil garantem entregas este ano

Seguindo protocolos, construtoras veem pandemia passar sem interferências no cronograma das obras

Por Portal Eu, Rio! em 31/05/2020 às 08:00:00

Fotos: Divulgação

É sabido que a pandemia causada pelo coronavírus está estremecendo a economia mundial, com inúmeros setores da economia paralisados e os serviços essenciais atuando sob rígidos protocolos sanitários – tudo para tentar impedir o avanço rápido da doença. Porem, a construção civil é um ponto fora da curva. O setor é o único da economia que cresceu 1,6% em 2019, uma alta de 5,4 pontos percentuais se comparado a 2018, chegando ao maior nível desde 2013.

Área essencial para a economia, as construtoras estão atuando com cuidados redobrados. Com o cenário atual, é natural que prazos atrasem, negociações e concessões precisem ser realizadas para o bem comum da sociedade. Entretanto, algumas empresas estão indo na contramão da crise econômica.


Uma delas é a Next Realty, que mantém a previsão de entrega de dois empreendimentos para dezembro de 2020. A empresa está seguindo à risca o protocolo indicado pela Abrainc e reforçando a higiene dos colaboradores, disponibilizando álcool gel e máscara, afastando quem apresente sintoma da doença e escalonando horários de atuação. Além do protocolo indicado, a incorporadora também afastou todos os funcionários do grupo de risco.

O segredo para a boa performance dos dois empreendimentos é o planejamento da obra, assim como o status de venda, que move a obra. Como ambos os empreendimentos estão 100% vendidos, é possível agregar melhorias ao cronograma financeiro e seguir o calendário estabelecido antes da crise.

Outra chave para o sucesso, segundo Alexandre Carola, sócio da Next Realty e responsável pela área de Novos Negócios e Comercial, é o tamanho da obra. "Obras de pequeno e médio porte são favorecidas, já que é muito mais fácil remanejar colaboradores e otimizar o cronograma", segundo Carola.


“Acreditamos que nosso mercado de empreendimentos compactos não sofra tanto com a crise, visto que implantamos nossos empreendimentos em bairros consolidados, a preços mais convidativos”, afirma.

A inadimplência, o grande vilão do setor em momentos difíceis, também não foi significativo para a incorporadora. Apenas cerca de 5% dos clientes solicitaram uma readequação do fluxo de pagamento dos imóveis.



POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.