A prefeita de Washington, a democrata Muriel Bowser, mandou nesta sexta-feira (05/06) que funcionários da prefeitura pintassem a frase "Black Lives Matter" (Vidas Negras Importam) em uma avenida em frente à Casa Branca, com a ajuda de ativistas.
A própria Bowser compartilhou um vídeo no Twitter em que a inscrição aparece sendo pintada. A prefeita também anunciou no começo desta tarde que a 16ª avenida, onde as palavras foram colocadas, passará a se chamar "Black Lives Matter Plaza".
A pintura toma dois quarteirões da avenida, palco na capital das manifestações antirracismo, e termina quase em frente à Igreja Episcopal de São João, onde, nesta semana, o presidente republicano Donald Trump posou para uma foto com uma Bíblia, após policiais dispersarem um protesto com gás lacrimogêneo. O edifício religioso fica praticamente em frente à Casa Branca.
A 16ª é uma via que corta a região noroeste de Washington de norte a sul, partindo do parque Lafayette, em frente à residência do presidente dos EUA, e segue até a divisa entre o Distrito de Columbia e o Estado de Maryland.
Segundo o chefe de Gabinete da prefeitura, John Falcicchio, "havia uma disputa nesta semana sobre de quem seria essa avenida. A prefeita Bowser queria deixar abundantemente claro que esta avenida é do Distrito de Columbia e homenagear os manifestantes que, pacificamente, protestaram na noite de segunda".